Não é de hoje que o cinema nacional está em uma crescente exponencial e que atualmente, toma visibilidade dentre os blockbusters americanos e filmes de Hollywood. Filmes como Ainda Estou Aqui, Homem com H e muitos outros conquistaram seu espaço dentre os já consolidados. Mas o cinema independente ainda com muito esforço dá seus primeiros passos em busca do reconhecimento que lhe é muito merecido, e vindo destes pequenos gigantes, a animação Eu Sou Caipora busca uma luz para chegar nas telonas e ter o reconhecimento que lhe é muito merecido.
Eu sou Caipora e O poder das Matas é um curta-metragem brasileiro que mostra como a sabedoria do povo é um dos maiores poderes para lutar a favor do meio ambiente. No curta acompanhamos a pequena Luana, uma garota autista apaixonada pelos animais, que vive no interior de São Paulo com sua avó, Dona Marinete. A história tem seu pontapé quando o macaco-prego, Quiquinho é capturado e Luana, inspirada pelas que sua avó lhe contava sobre Caipora, decide agir em busca de seu amigo. Abaixo, veja o trailer e um pouco da jornada que o curta ainda está escrevendo.
Atualmente o projeto busca apoiadores para trazer à animação com a qualidade que ela merece, como diz Thiago Vieira, diretor do curta. Com isso, hoje, dia 17 de outubro de 2025 está finalizando sua campanha de apoio no catarse, se você, fã de cinema e animação puder apoiar ou então auxiliar os criadores com divulgação o cinema nacional lhe agradece.
O curta conta com dubladores de peso, muitos já conhecidos pelo grande público como vozes na animação, como: Fernanda Ribeiro(Enrolados e Valente), que dará voz a Luana, protagonista do curta, Tânia Viana(A Pequena Sereia) dará voz para Dona Marinete e outros excelentes profissionais estão espalhados por todo o projeto.
Se você quiser acompanhar o desenvolvimento mais de perto, siga o estúdio Ravura nas redes sociais: @ravuratv