O esporte é uma fonte rica de histórias emocionantes, então é mais que normal que seja inspiração para muitos contos de ficção. E os mangás e animes não são exceções. Muitas obras japonesas têm narrativas baseadas em competições esportivas e são até ferramentas para o incentivar os jovens a praticarem as modalidades. Um dos casos mais famosos é Slam Dunk. O mangá conta a trajetória do time de basquete da escola secundária japonesa Shōhoku e ganhou uma adaptação em anime.
E para a felicidade dos fãs da obra e praticantes do basquete, a Netflix adicionou, nesta segunda (9), a animação completa com áudio original e legendas. É a primeira vez que a série de 1993 chega de forma oficial ao Brasil. Todos os 101 episódios da animação produzida pela Toei Animation, divididos em 8 temporadas, estão disponíveis no Streaming. Ano passado o filme The First Slam Dunk (2022), também foi adicionado ao catálogo.
Criado por Takehiko Inoue, o mangá foi originalmente publicado na revista semanal Shonen Jump, entre 1990 e 1996. A publicação segue até hoje sendo um dos maiores sucessos da história da revista. Já a animação da Toei veio em 1993, ficando no ar no Japão até 1996. O sucesso da franquia deixou um legado e mesmo décadas após o seu desfecho, a história continua influenciando os japoneses a jogar basquete
Na trama, acompanhamos a jornada do time de basquete Shohoku e do colegial Hanamichi Sakuragi. O estudante bad boy, entra para o time de basquete para ter mais chances de se dar bem com as meninas. A partir daí, vemos uma jornada do protagonista para fazer amigos e ganhar o campeonato. Usando o esporte como espelho, a série traz o realismo da trajetória de um atleta, com vitórias, derrotas, erros e acertos
O autor Takehiko Inoue, praticou a modalidade durante seus anos de Ensino Médio e teve a ideia escrever sobre suas experiências para apresentar o esporte para os japoneses. E ele se esforça para apresentar todas as regras da prática ao ponto do público ficar especialista no assunto. Slam Dunk foi responsável não só por popularizar o basquete, mas também por incentivar muitos jovens a virarem atletas. Assim como Captain Tsubasa modificou o cenário do futebol no Japão.
O filme Slam Dunk
The First Slam Dunk traz uma adaptação da lendária e última partida de Slam Dunk, contra o colégio Sannoh, os campeões nacionais. Sucesso no Japão, o filme lançado em dezembro de 2022 fez uma bilheteria de 262 milhões de dólares arrecadados mundialmente e é o quinto maior filme de animes de todos os tempos. O Longa tem duração de duas horas e cinco minutos e estreou na Netflix em 2023.