Rei de Lata é um mangá brasileiro que começou a ser publicado de forma gratuita no site tapas.io em 2018, escrito e desenhado por Jefferson Ferreira (Panda de Capa). No dia 29 de agosto, o independente Kimera Estúdio divulgou o primeiro trailer da adaptação em anime que a obra irá ganhar. O lançamento está previsto para 2027.

A história acompanha crianças com super poderes chamados de “heranças”, protagonizadas por José, o autoproclamado “Rei de Lata”, cujos poderes são relacionados ao magnetismo. Os poderes vieram da guerra entre as nações de Vênus e Marte. Vênus contaminou o ar de Marte, fazendo com que a maioria da população fosse dizimada. As mulheres gestantes foram afetadas, morrendo no parto e deixando as “heranças” para os filhos.
Em entrevista ao NEXP, Jefferson Ferreira comentou que as ideias iniciais para o Rei de Lata já o pairavam muito antes do seu lançamento, em 2018:
“Tem uma série de fatos (que fez ele desenvolver a obra), mas acredito que o gatilho aconteceu há mais de 12 anos, quando eu ainda estava no ensino médio, enquanto fazia um dever de casa vi em um livro uma imagem de duas crianças abraçadas e sorrindo com um cenário ao fundo destruído. Na mesma hora fiz alguns desenhos inspirados na imagem, mas acabei perdendo com o tempo. Anos depois, em 2016, fiquei sabendo de um concurso de quadrinhos e decidi participar. Por algum motivo, lembrei daquela imagem e pensei que seria interessante desenvolver um roteiro em que crianças vivessem em sociedade e se protegessem. E para ficar ainda mais interessante taquei os poderes.”
Já o Kimera Estúdio iniciou suas atividades ainda esse ano e esse será o grande projeto inicial do grupo. Em entrevista para a Black, o estúdio comentou um pouco sobre suas atividades e ambições para o futuro:
Como surgiu a ideia do Kimera Estúdio?
A ideia surgiu após o quase fim de um estúdio anterior que fazíamos parte. A equipe principal, por questão de divergências com a gestão, acabou abandonado o projeto, porém o Leviarg, que na época que era apenas um membro recém chegado desse estúdio, não queria que aquela equipe acabasse, pois era um desperdício de potencial, já que havia muitos artistas talentos envolvidos e com bastante capacidade. Ele então conversou com cada um dos membros da equipe sobre a criação de um novo estúdio, algo 100% novo, então após todos concordarem, ele foi nomeado como diretor geral pelos membros, e agora um novo projeto: adaptar a HQ Rei de lata.
Por que vocês decidiram que o Rei de Lata seria a primeira produção do estúdio?
Essa decisão aconteceu no mesmo dia que decidimos criar o estúdio, precisávamos de uma obra conhecida já consolidada na indústria, tinha que ser nacional, e surgiu a ideia de Rei de Lata, a obra que era bastante amada pelos membros presentes na reunião naquela época. Devido a esse carinho dos membros e a real qualidade da obra, levamos a ideia pra frente, e esse carinho foi crescendo ainda mais ao longo da produção. É uma história realmente impecável.
Como foi o contato com o Jefferson Ferreira para propor a ideia de um anime?
Na época o contato foi difícil, pois o Jeff estava passando por problemas de saúde, e tivemos que ir atrás de outras conexões e saber o que estava acontecendo, mas eventualmente as coisas se resolveram, e conseguimos o contato com ele, apesar de relutante, ele aceitou, mas desde que deixássemos claro que era uma obra não oficial, feita de fã para fã, afinal os direitos da obra também pertencem à editora.
Conforme a descrição no Instagram, vocês têm o objetivo de adaptar obras brasileiras. Quais outros projetos vocês querem fazer?
Atualmente, além de Rei de Lata, estamos trabalhando em outros dois projetos nos quais ainda não podemos revelar, mas que também são produções nacionais. Então sim, nós temos planos futuros para adaptar outras obras, mas principalmente desenvolver obras 100% originais, além de também nos transformarmos em um estúdio “profissional” de fato, em um futuro não tão distante
Quais são os principais desafios de um estúdio de animação no Brasil?
Acho que o nosso principal desafio é ter o reconhecimento necessário. No Brasil, existem muitas pessoas talentosas que querem trabalhar na área da animação, porém é um setor tão pouco explorado, reconhecido e incentivado dentro do país, que muitos desses profissionais acabam indo para fora, onde tem maior oportunidade de mercado e outro acabam simplesmente desistindo antes mesmo de tentar. Um dos nossos principais objetivos é justamente mudar essa realidade, fazer com que o povo brasileiro sinta orgulho de produções feitas dentro de sua própria nação, mostrar que temos um potencial extraordinário, e quem sabe assim não criamos um grande mercado sem precisar da necessidade da exposição de profissionais.
Confira o trailer: