Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Sanda é um anime estranho e inusitado, mas que é uma grata surpresa

Sanda é um anime estranho e inusitado, mas que é uma grata surpresa

A trama do anime Sanda se passa numa escola onde Sanda Kazushige, um estudante do ensino fundamental tem uma vida comum e despreocupada até que sua colega de classe Shiori Fuyumura do nada insiste que deve esfaqueá-lo para revelar um segredo: ele pode se transformar em um Papai Noel enorme e corpulento sempre que vestir ou for tingido de vermelho – curiosamente, a cor que Sanda odiava.
Mas o motivo que fez Fuyumura ter tal atitude é uma tentativa desesperada de uma última esperança de Sanda a ajudasse a encontrar sua colega desaparecida, Ichie Ono, e que ele relembrasse a todos o espírito natalino que foi perdido durante os anos.
Contextualizando ainda mais, a história se passa no Japão em 2080 afetado pela queda da taxa de natalidade, o país implementou uma série de políticas de controle para menores, incluindo o casamento arranjado desde a infância, a proibição de crianças dormirem para retardar seu desenvolvimento e a necessidade de usar o banheiro separadamente dos adultos, ou seja, aqui por incrível que pareça os jovens tem um papel enorme na sociedade, sendo mais protegidos que os adultos até. Papai Noel estava selado há muito tempo devido a uma maldição, o que faz com que a sociedade acredite que ele desapareceu e considere o Natal uma tradição antiga ou uma lenda fictícia.

Estranho e ao mesmo tempo maravilhoso

Sanda é um menino de bom coração e claro que decidiu ajudar Fuyumura e aos poucos vamos vendo a amizade dos dois aflorando, uma vez que podemos dizer que a única amiga que Fuyumura tinha na escola era a Ono. Aqui fica um dos pontos chaves do anime: até que ponto você iria para poder reencontrar sua grande amiga que todos dão como morta? Aliás, a cada episódio que passa percebemos que Fuyumura nutre sentimentos belos pela Ono, pois não é somente sua amiga e sim, sua primeira paixão.
Podemos dizer que o anime tem um grande vilão que é o Oshibu, diretor da escola e que tem mais de 90, embora mantenha uma aparência jovem graças a um implante cardíaco e outros procedimentos. Ele tem uma obsessão pela juventude e por seus princípios de uma vida sem traumas, e não hesitará em punir aqueles que não se conformam aos seus ideais.
Mas talvez o ponto alto do anime seja o Sanda se transformando em Papai Noel pelo simples fato de usar o vermelho deixando um ar de mistério de que o garoto pode fazer no corpo do velhinho. E medida que a história se aprofunda em sua linhagem amaldiçoada do Papai Noel, na compulsão de realizar desejos e na lógica surreal dos sonhos, vamos descobrindo que além de ser superforte o personagem também consegue fazer aparecer trenós e até flutuar (?!).
Visualmente falando o anime é uma produção da Science SARU (o mesmo de Dandadan) e consegue abraçar o bizarro sem medo de ser feliz com personagens com olhos arregalados e pupilas pequenas e inquietas juntamente às silhuetas irregulares e tipos de corpo extremamente variados, o que em muitas cenas dão um toque de humor peculiar a obra.

Sanda é um anime baseado na obra de Paru Itagaki, a mesma autora de Beastars e consegue ser um anime diferente dos demais juntando romance, lutas, comédia tudo num ritmo acelerado, mas sem deixar enjoativo de uma maneira que o telespectador espera ansioso para ver qual será a surpresa a seguir que vamos abraçar sem medo do ridículo.
A animação pode ser considerada uma das grandes surpresas do ano e possui 12 episódios - todos já disponíveis no Prime Video com opção de dublagem.

Para manter-se sempre informado sobre mundo dos animes, mangás, histórias em quadrinhos e para conteúdos diários sobre a cultura Geek não deixe de acessar o nosso portal.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *