Durante o Aniplex Online Fest 2025 a Crunchyroll anunciou que transmitirá o anime da série de romances de fantasia histórica Shabake, de Megumi Hatakenaka, a partir de 3 de outubro na América do Sul, Europa, África, América do Norte, América Central, Oceania, Oriente Médio, CEI e Subcontinente da Índia – o anúncio veio junto de uma sinopse e de trailer com legendas em inglês da nova aposta do streaming.
Shabake é uma série de livros de fantasia histórica escrita por Megumi Hatanaka com ilustrações de Yū Shibata que começou a ser publicada pela Shinchosha em dezembro de 2001, com 23 volumes lançados até julho de 2024 chegando a marca de mais de 10 milhões de cópias em circulação. Um outro mangá ilustrado por Mimori foi serializada na revista Monthly Comic Bunch da Shinchosha de janeiro de 2017 a março de 2023 (contando com 4 volumes), um OVA para televisão foi ao ar na Fuji Television e suas afiliadas em 2007, seguido por uma sequência intitulada em inglês como Shabake: Uso Uso, que foi ao ar no ano seguinte.
Sobre o anime
Sinops oficial: Ichitaro, o jovem mestre de Nagasakiya, uma das principais lojas comerciais do Japão durante o período Edo, nasceu com uma constituição frágil que o impede de sair muito. Ele está sempre cercado por seus companheiros espirituais, incluindo um Hakutaku e um Inugami, que o protegem. Certa noite, Ichitaro sai de casa e testemunha um assassinato, e daquele dia em diante, casos bizarros de assassinato continuam acontecendo por toda Edo. Assim, com a ajuda dos espíritos, a busca de Ichitaro pelo culpado começa!
Takahiro Ōkawa (diretor de Hula Fulla Dance, Malevolent Spirits: Mononogatari em ambas as temporadas) está dirigindo o anime na BN Picture; Tōko Machida (Lucky Star, Smile Down the Runway) está supervisionando os roteiros da série, enquanto Akari Minagawa (The Perfect Prince Loves Me, the Side Character?!) está desenhando os personagens e também é o diretor-chefe de animação junto com Yuka Shiga, e Rei Ishizuka (Ayakashi Triangle, The Orbital Children) está compondo a música. Kujira canta a música tema de abertura “Inochi no Parade” (Desfile da Vida), e KAFUNÉ canta a música tema de encerramento “Myaku-Myaku” (Continuous).