Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Uzumaki consegue entregar piloto digno de Junji Ito

Uzumaki consegue entregar piloto digno de Junji Ito

A HBO lançou no domingo, dia 29/09, o primeiro episódio de Uzumaki, baseado no mangá de mesmo nome do aclamado autor de horror Junji Ito. Foram muitos anos de rumores sobre a produção, além de diversas mudanças na data de lançamento. A espera e a enrolação valeram a pena, já que Uzumaki é a primeira obra que consegue transmitir o terror único de Junji Ito.

Ao optar pela escolha de uma animação em preto e branco, Uzumaki consegue capturar um dos maiores diferenciais de Ito: seu traço único e extremamente assustador. O mangaká domina a técnica de usar contrastes entre luz e sombra, responsáveis por causar angústia e medo em todas as suas obras.

Uma adaptação recente dos contos de Ito foi Histórias Macabras do Japão, disponível na Netflix, que optou pela colorização do anime. No entanto, todo o peso dramático dos traços do autor se perde ao aplicar cores, infantilizando a obra. Uzumaki segue o caminho oposto ao não utilizar cores, preservando a essência de Junji Ito em cada frame da animação.

O mangá de Uzumaki é relativamente longo, com a edição brasileira da Devir contendo 668 páginas. Vamos descobrindo as bizarrices que ocorrem na cidade de Kurôzu ao longo dos capítulos, mas o anime opta por desenvolver os eventos de forma simultânea, com um piloto extremamente frenético.

Essa escolha narrativa potencializa a imersão do telespectador no ambiente cercado pela maldição da espiral. Você se sente preso na cidade de Kurôzu, assim como os protagonistas Kirie Goshima e seu namorado, Shuichi Saito. A verdade é que ver a espiral animada provoca uma sensação de ânsia e angústia, já que, diferente do mangá, no anime há movimento.

Com a série de Uzumaki, a HBO não só acerta em transmitir o terror visceral de Junji Ito, como também traz um novo padrão de adaptação de horror japonês para o mainstream. O uso da estética fiel ao mangá e a escolha de um ritmo mais dinâmico para o primeiro episódio demonstram que a obra tem potencial para atrair tanto os fãs antigos quanto novos espectadores, que talvez ainda não tenham mergulhado no universo de Ito.

Uzumaki está sendo transmitido pela HBO e terá um total de 4 episódios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr