Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entrevista da criadora de Miles Morales na CCXP gera polêmica 

Durante a CCXP, a artista Sara Pichelli, co-criadora de Miles Morales, foi entrevistada pelo o portal Jamesons. Embora a conversa tenha abordado temas variados, foi um trecho específico que chamou atenção de grandes veículos. A artista contou que não recebe nenhum royalty pelos bilhões movimentados pelo personagem em filmes, jogos e produtos licenciados.

Em tom bem-humorado, Pichelli respondeu que não recebe nenhum tipo de compensação pelas diversas adaptações milionárias do personagem. Quem dera. Eu estaria bilionária. Não ganho nada. E essa é a parte mais triste da minha vida”, disse, de forma descontraída.  

Embora a resposta tenha sido em tom leve, o conteúdo revela uma triste realidade, artistas de quadrinhos fazem parte de uma indústria milionária, mas recebem muito pouco. Há casos recentes de autores famosos que enfrentam dificuldades financeiras. A lenda, Peter David, foi um exemplo. 

As aspas da desenhista foram postadas nas redes sociais do portal Jamesons, junto com uma legenda que cobrava melhores condições para os artistas. Todo o contexto da postagem, somou um tom mais pesado á declaração de Pichelli.  

Obviamente, a declaração de um grande nome do mercado, repercutiu em sites especializados em cultura pop. E logo, o peso da indústria caiu sobre os ombros da quadrinista. A ilustradora repercutiu o caso em suas redes sociais, disse que apesar do tema ser importante, ela não estava fazendo uma cobrança agressiva como o a chamada da matéria fez parecer. 

Essa retratação fez muitos internautas cogitarem a possibilidade de que a Marvel tivesse feito alguma pressão sobre sua funcionária. Mas o fato é que ler apenas a publicação escrita, pode levar uma interpretação diferente de quem assistiu à entrevista. É importante pontuar também que, em todo momento, ficou claro para a criadora que as respostam estavam sendo gravadas. 

Miles Morales

Toda a polêmica, levantou questões sobre situações dos artistas e sobre o efeito do chamado “jornalismo declaratório”, onde declarações dos entrevistados são publicadas sem a devida checagem ou sem a contextualização. 

E o episódio deixou como lição um ponto importante. A valorização dos autores é um tema muito importante e o jornalismo é uma ferramenta fundamental no debate, porém, é importante tratar o tema sempre com o cuidado para não expor o lado mais fraco, no caso, os profissionais da arte.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *