Checkpoint é uma coluna quinzenal onde são debatidos aspectos relevantes dos jogos. Esta quinzena temos a questão de Astro Bot como GOTY não ser suficiente para salvar um dos piores anos recentes da PlayStation.
Na última quinta-feira (12) ocorreu o 10º The Game Awards, a maior premiação do universo dos jogos digitais. O maior prêmio do evento, sem sombra de dúvidas, é o Jogo do Ano, com nome de Game of The Year, por isso o termo GOTY. Surpreendentemente Astro Bot ganhou como o melhor jogo de 2024, desbancando outros jogos importantes como Final Fantasy VII: Rebirth, Black Myth Wukong e Metaphor: ReFantazio.
A coluna Checkpoint desta quinzena não buscará discutir a justeza da premiação, mas sim a repercussão dela para a própria história da PlayStation, principalmente considerando o ano de 2024.
O histórico fraco dos últimos anos
A PlayStation funciona como uma publisher, ou seja, ela é uma editora de jogos, não uma desenvolvedora. Mas para fim de facilitar o entendimento irei atribuir os jogos a ela, e não aos desenvolvedores.
Considerando os últimos anos, a PlayStation pecou no quesito apresentar algo realmente contundente. Seu último prêmio GOTY foi em 2020 com The Last of Us Part II, desenvolvido pela Naughty Dog. De lá para cá houveram alguns títulos relevantes como o Marvel Spider Man 2 e God of War Ragnarok. Porém, nenhum dos dois realmente teve chances de ganhar o prêmio nos respectivos anos que competiram. Principalmente God of War Ragnarok que competiu contra Elden Ring, e teve o próprio diretor do jogo admitindo que a obra parecia uma DLC do jogo anterior.
Um crescente rival
A situação da PlayStation se agravou nos últimos tempos ainda mais com o crescimento da Xbox. Nos últimos anos a Microsoft adquiriu para a Xbox, a Activision Blizzard, a empresa que é a junção da lendária Activision responsável pela franquia Call of Duty e a Blizzard que tem títulos históricos como World of Warcraft, Diablo, Starcraft e Overwatch. A negociação durou anos, e a própria Sony interviu diversas vezes alegando monopólio do mercado, porém de nada adiantou, a negociação foi concretizada e a Xbox cresceu ainda mais.
O próximo agravante foi o crescimento do Game Pass. O serviço foi migrado também para o PC e teve um crescimento relevante nos últimos anos, principalmente após a Xbox adicionar diversos jogos da Activision Blizzard no serviço. O Game Pass é mais barato que a PS Plus e abrange um público que a PlayStation sempre negligenciou, os gamers de PC.
A Xbox com esse crescimento exponencial angariou cada vez mais consumidores, que não necessariamente compram seu console. A verdade é que a Xbox abandonou a histórica “guerra dos consoles”. Ela ataca agora o mercado de jogos como um todo.
Observando este crescimento, os fãs da PlayStation estão certos em exigir mais de sua empresa que possui um modelo engessado e não entrega nenhuma novidade há anos. Os lendários exclusivos da PlayStation não convencem mais o consumidor a adquirir o console. A resposta precisava ser dada e rápida, 2024 era o ano, porém nem tudo saiu como planejado.
Helldivers 2, Concord e Astro Bot
O ano de 2024 da PlayStation começou bem ruim com polêmicas envolvendo o título em que ela agiria como publisher, Helldivers 2. Desenvolvido pela ArrowHead Studios, o jogo é a continuação de um título que angariou certo público nos últimos anos. O jogo foi lançado como um sucesso, obtendo números impressionantes no PC, estando no topo do SteamCharts durante diversas semanas como o jogo mais jogado da plataforma. O problema veio nas semanas seguintes.
A Sony propôs uma mudança na regra do jogo. A fim de continuar jogando o jogo pela Steam seria preciso uma conta da PSN, o problema é que a Steam vende seus jogos em diversos países onde não existe este serviço da PlayStation. Logo, jogadores que compraram seu jogo e jogaram por semanas, não poderiam mais acessar seu jogo por uma mudança repentina de acesso. A repercussão horrível levou a Sony a recuar em sua proposta. Porém, poucas semanas depois ela bloqueou a venda de seus jogos nos países onde não há os serviços da PSN, isso não somente para Helldivers 2, mas para todos os seus jogos que estão na Steam, mesmo os single player, como God of War, TLOU, Ghost of Tsushima, etc.
Este foi o primeiro grande erro da Sony no ano. A moral da empresa sofreu um grande golpe, sendo altamente criticada pela comunidade gamer, principalmente a do PC.
O próximo erro, e talvez o maior da história da empresa, foi o Concord. A PlayStation seria publisher de um jogo desenvolvido pela FireWalk Studios. Concord era um hero shooter, estilo Overwatch. O grande problema foi o fracasso imediato que o jogo teve, em seu pico na steam, o jogo não atingiu a marca de 700 jogadores simultâneos. Logo, em menos de duas semanas, o anúncio do encerramento dos servidores foi anunciado. O jogo que custou mais de 200 milhões de dólares teve a curta vida de 15 dias. O maior fracasso da história da PlayStation.
Astro Bot foi o único acerto da PlayStation no ano, porém ele não foi suficiente para apagar o ano pífio que a Sony vivenciou. Logo, qual é relamente a importância do Goty para Astro Bot considerando os acontecimentos do ano de 2024 para a PlaySation;
O prêmio que não consagra nada
Depois do fracasso e vexame sofrido, a PlaySation lançou Astro Bot. Um jogo puzzle 3D que possui interação direta com o controle Dual Sense, oferecendo uma experiência bem divertida. O problema é que após todos os fracassos, um bom jogo como Astro Bot não teria apelo para salvar o ano da PlaySation. Pelo menos era assim que parecia até o fatídico The Game Awards.
A premiação surpreendeu a todos com o Astro Bot se sagrando campeão. A obra, que era um bom jogo, não tinha escopo, grandeza ou mesmo apelo para competir contra os outros. A repercussão que o jogo obteve no lançamento o tinha colocado na premiação, mas parava por ai, ganhar o prêmio de seus concorrentes não parecia uma realidade.
O impacto de Astro Bot como GOTY
A justeza ou não do prêmio foi o que tomou conta da discussão da comunidade gamer. Temas como descritividade da premiação, ou acusações levianas foram o mais comum nestes últimos dias. Fato é que Astro Bot, mesmo se sagrando campeão não apaga o ano da PlaySation. Afinal, este será novo padrão de jogos? É isso que o consumidor da PlaySation terá que se acostumar daqui para frente? Não será possível mais esperar belos jogos AAA que realmente façam frente aos maiores jogos da indústria? Os jogadores terão que se contentar com puzzles 3D que grande parte dos estúdios de médio porte conseguem produzir igual ou melhor? A PlaySation entregou muito pouco nos últimos anos, Astro Bot ser campeão mostra o que há de melhor atualmente na empresa. Pensando em mercado, Astro Bot será suficiente para convencer novos consumidores? Acredito que não.
O ponto principal desta longa matéria, para além de Astro Bot como GOTY e o ano pífio da PlayStation, é a forma como Sony trata seu consumidor. Ele está sendo escorraçado e humilhado, é entregue pouco, quase nada em sua boca, e mesmo assim ele tem que ficar satisfeito? A PlayStation precisa rever sua relação com o público. Aos poucos ela está deteriorando e em algum momento poderá chegar num ponto que ficará irreversível. O momento não é bom para a empresa e ela parece estar escolhendo o caminho errado para se reerguer.
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