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Checkpoint: há como vivenciar novamente os momentos épicos dos MMORPGs

Checkpoint é uma coluna quinzenal onde são debatidos aspectos relevantes dos jogos. Esta quinzena temos o debate que ainda é possível vivenciar os momentos épicos que eram comuns nos MMORPGs de antigamente.

Ao pensar em um tema para a coluna checkpoint, revisitei os jogos e gêneros mais jogados por mim durante a minha vida. O primeiro deles foi o famoso MMORPG, pensando o que fazia esses jogos antigos serem tão bons e os de hoje parecem tão blasé, um pensamento me surgiu à cabeça, a única forma de resgatar os sentimentos vivenciados na antiga proposta dos MMORPGs é com os manhwa coreanos.

MMORPGs Old School

Ao tratar de MMORPGs Old School, estou me referindo aos jogos deste gênero que foram lançados e tiveram seu auge antes de 2010.

Os anos 2000 foram um banquete para qualquer fã do gênero, havia dezenas de MMORPGs com milhares de jogadores dedicados, eram ambientes onde realmente havia uma outra vida para ser vivenciada. World of Warcraft, RuneScape, Ragnarok, MU, LineAge, Perfect World, RF, Aika, Forsaken, Shaya, etc, o número de jogos que fizeram sucesso não foi pouco.

A qualidade que todos estes MMORPGs tinham em comum era uma: a história do mundo pouco importava para estes jogos, até mesmo o conteúdo endgame não precisava ser robusto e diverso, guerras intermináveis e um grind massivo era o suficiente para a base de fãs. O ponto crucial que mantinha esses jogos vivos era a possibilidade dos jogadores criarem sua própria história dentro deste universo.

Guerra do Emperium em Ragnarok

As histórias destes MMORPGs eram contadas pelos próprios jogadores, que vivenciaram os momentos épicos, aos outros que não presenciaram, criando assim uma história épica que perdura gerações. Um jogador de Ragnarok do (g)old times conhece muito bem as guildas The Chosen e Vendetta. É impossível um jogador de Aika do final dos anos 2000 não conhecer o nome White Dragon, Cannabis Sativa e Satan Ghost, sendo que os três foram marechais da nação de Tibérica. Ainda mais épico é a ditadura do Line Age, momento que recentemente foi revivido por vídeos no Youtube que mostra uma história horrenda e épica vivenciada pelos jogadores. Todas essas histórias são de servidores brasileiros, e tantas outras foram vivenciadas ao redor do mundo criando cenas e personagens épicos, afinal qualquer consumidor dos produtos Blizzard conhece o famoso Leeeeeroy Jenkiiiins.

Diferença de mentalidade

Os momentos épicos foram possíveis por que os MMORPGs de antigamente obrigavam os jogadores a socializar com os outros jogadores. Não havia sistema de pareamento para farm, dungeon e raids. Era preciso conversar no chat do jogo para encontrar um grupo. O diálogo e troca de ideias era uma necessidade vital para qualquer jogador. Isto não existe mais, os maiores MMORPGs do mercado mudaram estas perspectivas, como é o caso de Final Fantasy XIV, Guild Wars 2 e o Word of Warcraft da atualidade.

Raid em Final Fantasy XIV

Os MMO atuais possibilitam ao jogador vivenciar centenas de horas sem necessariamente conversar com ninguém dentro do jogo. A interação é uma opção, não uma necessidade. O modelo antigo parece não ter mais espaço, pois New World foi um jogo recente que tentou implementar este sistema e foi crucificado por parte da comunidade. Obviamente o jogo foi um fracasso não somente por falta de sistemas como look for party ou qualquer coisa do tipo, o jogo tinha problemas estruturais muito mais contundentes. O ponto é que uma parte consideráveis das reclamações eram “nossa, eu sou obrigado a interagir em New World”. Sem a interação, momentos épicos como estes citados anteriormente parecem ser impossíveis. Pois mesmo que aconteçam não virarão história para as novas gerações de jogadores.

O sentimento de épico persiste nos manhwa

É difícil de admitir, mas estes antigos jogadores, assim como eu, somos órfãos destes momentos. A saudade é pelo impacto que estes momentos tiveram em nós. Felizmente algumas pessoas resgatam de alguma forma este sentimento, estes são os autores de manhwa (HQ coreana). Há diversas histórias em quadrinhos coreanas que apresentam um mundo de VRMMORPG, um mundo de MMORPG em VR. A ficção dos manhwa, aliado à não necessidade da programação destes jogos, permitem o mundo praticamente perfeito de qualquer fã do gênero ser criado. Personagens que conseguem classes únicas e vivem jornadas para lá de épicas, conquistando dungeon escondidas e conseguindo conquistas únicas. O mundo desses jogos fictícios permite que o sonho de todos os jogadores de MMORPGs da vida real se tornem realidade.

Greed, protagonista de Overgeared

A possiblidade de vivenciar estes momentos de corpo presente talvez não seja mais possível, porém há um local onde estes sentimentos ganharam um refúgio. Se queres reviver, pelo menos que um pouco, este sentimos, faça como eu e aproveite o que nos sobrou com este gênero de história em quadrinho, que por sinal são muito boas. Caso haja o interesse, recomendo a leitura de Overgeared, Arcane Sniper e Leveling UP by Only Eating.

Para acompanhar as matérias da coluna Checkpoint, clique aqui.

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