Após o lançamento de Kraven, O Caçador, o Universo do Homem-Aranha da Sony (SSU) parece ter chegado ao fim. Isso levanta muitas perguntas e deixa pontas soltas. Inicialmente, o plano era conectar o SSU à duologia O Espetacular Homem-Aranha, de Marc Webb. Porém, ele se tornou independente com o lançamento de Venom em 2018. Apesar do nome, a franquia trouxe grandes vilões do Homem-Aranha da Marvel Comics, mas não incluiu o próprio herói.
O Universo Homem-Aranha da Sony começou forte, arrecadando US$ 856,1 milhões com Venom. No entanto, a franquia acumulou muitas decepções para se manter lucrativa. Metade de seus seis filmes fracassou tanto em críticas quanto em bilheteria. Kraven, o Caçador foi o golpe final, encerrando o SSU recentemente. Roteiros fracos, efeitos visuais criticados, atuações inconsistentes e narrativas repetitivas afastaram o público. No entanto, essa mudança pode deixar várias perguntas do SSU sem resposta, levantadas pelo Screen Rant.
10- O que acontece com o Abutre de Michael Keaton agora?
Michael Keaton estreou como Abutre, Adrian Toomes, em Homem-Aranha De Volta Ao Lar (2017), dentro da continuidade principal do MCU. No final do filme da Fase 3, Toomes acaba preso. No entanto, ele reapareceu em Morbius (2022), mas o filme do SSU confundiu totalmente sua história. Inexplicavelmente, ele vai do MCU para o SSU pelo efeito do feitiço do Doutor Estranho em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). Isso, porém, violou as próprias regras estabelecidas pelo feitiço, deixando o enredo de Toomes ainda mais confuso.
O feitiço de limpeza de memória do Doutor Estranho em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa apagou as lembranças de todos sobre Peter Parker e levou os vilões multiversais às suas realidades. No entanto, o Abutre, que pertencia ao MCU. Com o fim do SSU, o destino do Abutre de Michael Keaton permanece incerto. Muitos fãs pedem seu retorno ao MCU ou, ao menos, uma referência em Homem-Aranha 4 da Marvel Studios para esclarecer sua confusa história apresentada em Morbius.
9- Venom sobreviveu aos eventos de A Última Rodada?
Venom: A Última Rodada (2024) encerrou a trilogia Venom, a franquia de maior sucesso do SSU da Sony. Embora tenha enfrentado alguns problemas e não tenha superado o desempenho dos filmes anteriores, o longa ofereceu um final satisfatório e emocionante para Eddie Brock e Venom. Na história, Venom enfrentou os Xenophages e impediu Knull de se libertar de sua prisão em Klyntar. Para salvar o universo, ele se aliou aos monstros e se sacrificou ao se encharcar em ácido, eliminando os Xenophages e garantindo a vitória.
Esse parecia ser o fim oficial de Venom, algo surpreendente por si só. Venom é uma das propriedades mais populares da Marvel, e sua morte em outubro de 2024 pode ter sinalizado o encerramento da franquia de filmes da Marvel pela Sony. No entanto, a cena pós-créditos de Venom: A Última Rodada sugeriu que Venom poderia ter sobrevivido. Nela, uma barata aparece próxima a um frasco vazio que antes continha um pequeno pedaço do simbionte Venom. Se o simbionte se ligasse à barata e, aos poucos, encontrasse um novo hospedeiro humano, sua história poderia continuar.
8- Como Julia Cornwall, Mattie Franklin e Anya Corazón conseguiram seus poderes de aranha?
Madame Teia é o filme mais criticado e menos bem-sucedido do Universo Homem-Aranha da Sony. Apesar disso, a introdução das primeiras Pessoas-Aranha da franquia trouxe um momento emocionante. Julia Cornwall (Sydney Sweeney), Mattie Franklin (Celeste O’Connor) e Anya Corazón (Isabela Merced) fizeram sua estreia como Mulheres-Aranha. No entanto, o público teve apenas um breve vislumbre delas em ação, derrotando Ezekiel Sims em uma premonição. Infelizmente, suas histórias de origem apenas deixaram um potencial inexplorado.
Julia Carpenter, Mattie Franklin e Anya Corazón, da Marvel Comics, são três Mulheres-Aranha incrivelmente poderosas. Por isso, foi decepcionante que Madame Teia não tenha aproveitado todo o potencial dessas personagens. O fracasso do filme, o maior do SSU, tornou improvável que essas Mulheres-Aranha sejam revisitadas. Com o fim do SSU, essa possibilidade parece ainda mais distante.
7-Martine Bancroft agora é uma vampira?
Adria Arjona fez sua estreia como Martine Bancroft em Morbius, onde interpretou a colega cientista e amiga de Michael Morbius, vivido por Jared Leto. Infelizmente, sua personagem não teve o devido destaque no fraco filme de 2022, mas havia a possibilidade de futuros filmes do SSU lhe darem um papel mais significativo. No final de Morbius, Martine é transformada após ingerir um pouco do sangue de Morbius. Ela ressuscitou com olhos vermelhos, sugerindo que poderia ter um papel maior no futuro da franquia.
Parece que essa possibilidade não vai se concretizar no SSU, mas uma reinvenção de Morbius, o Vampiro Vivo no MCU poderia trazer uma nova versão de Martine Bancroft. Na Marvel Comics, Morbius e Bancroft são amantes, e ela também se envolveu com o Lobisomem da Noite de Jack Russell, além de se tornar uma aliada do Homem-Aranha de Peter Parker, culminando em sua morte. É uma pena que Morbius não tenha feito justiça a essa personagem, especialmente com Adria Arjona no papel. Seria interessante que a Marvel Studios desse a Martine Bancroft uma nova oportunidade e a desenvolvesse de maneira mais significativa.
6- Como Shriek conseguiu seus poderes?
Assim como Martine Bancroft, a Sony desperdiçou Frances Barrison, também conhecida como Shriek, de Venom: Tempo de Carnificina. Andy Serkis dirigiu o filme de 2021, que teve altos e baixos, enquanto Naomie Harris brilhou em sua atuação como Shriek. Apesar disso, o roteiro reduziu a personagem a um papel secundário, eclipsado pelos protagonistas Tom Hardy e Woody Harrelson. Nas HQs da Marvel, Shriek é uma vilã mutante poderosa, mas a Sony ignorou completamente sua história de origem por não poder usar o termo “mutante” no SSU.
A abertura de Venom: Tempo de Carnificina revelou que Frances Barrison e Cletus Kasady moravam no St. Estes Home antes de Barrison de levarem ela para o Instituto Ravencroft. Barrison já possuía seus poderes em St. Estes, mas o filme não explicou como ela os adquiriu ou como era sua vida antes. Era improvável que esses detalhes fossem explorados em projetos subsequentes, já que Shriek parece ter morrido durante a batalha final do filme.
5- Onde estão Teddy Paine e Agonia
Venom: A Última Rodada pode ter encerrado a história de Eddie Brock e Venom, mas também pode ter iniciado a narrativa de um novo simbionte, conhecido como Agonia. Agonia se uniu a Teddy Payne, a cientista interpretada por Juno Temple. O fato ocorreu durante a batalha final de A Última Rodada e permaneceu com a cientista da Área 51 mesmo depois de escapar do campo de batalha. Infelizmente, com a Sony mudando seu foco e sem projetos futuros anunciados para a SSU, parece que a parceria de Teddy e Agonia terminou exatamente quando realmente começou.
A Fundação Vida forçou a criação de Agonia a partir do Venom nas HQs da Marvel em 1993. No SSU, a nova simbionte tinha potencial para se tornar uma heroina, especialmente após lutar ao lado de Venom contra os Xenophages na batalha final de Venom: A Última Rodada. Juno Temple trouxe energia ao elenco do filme, contribuindo para seu sucesso na franquia da Marvel da Sony. No entanto, dado o atual direcionamento da Sony, é improvável que ela retorne ao papel.
4- Knull encontrará uma maneira de se libertar?
Knull foi uma das adições mais atraentes ao Universo Homem-Aranha da Sony durante Venom: A Última Rodada, mas o futuro live-action do supervilão aterrorizante agora está em risco. A Última Rodada revelou a história de Knull, que ficou relativamente fiel à sua versão nos quadrinhos da Marvel, embora omitindo elementos relacionados aos Celestiais, Luganenhum e All-Black, vistos no MCU. O filme terminou com Knull provocando seu retorno, mas agora não está claro quando ou como isso pode acontecer.
Interpretado pelo diretor de Venom: A Última Rodada, Andy Serkis, Knull é uma ameaça formidável nos quadrinhos da Marvel. Como vilão multiversal, houve especulações de que Knull poderia fazer a transição para o MCU propriamente dito após Venom: A Última Rodada, talvez enfrentando o Homem-Aranha de Tom Holland e uma nova versão de Venom. No entanto, não está claro como Knull poderia se libertar de sua prisão agora que Venom está morto no SSU, e é ainda mais incerto quando isso poderia ser explorado.
3-Venom agora está no MCU?
Embora Venom: A Última Rodada tenha terminado com Venom se sacrificando para salvar Eddie Brock e o universo inteiro de Knull, isso pode não ser o fim para o anti-herói. Durante a cena pós-créditos de Spider-Man: No Way Home, Eddie Brock, interpretado por Tom Hardy, foi revelado como tendo sido transportado para o universo do MCU e depois enviado de volta para casa pelo feitiço do Doutor Estranho. No entanto, Venom deixou um pedaço de sua forma simbiótica na Terra-616 do MCU. Isso abre espaço para Venom desempenhar um papel mais substancial no futuro do MCU, fora do SSU, mas isso ainda não foi confirmado.
Um pedaço do Venom Symbiote presente no MCU deveria ser um grande ponto de destaque, mas desde Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, esse pedaço não foi visto ou mencionado. É possível que Spider-Man 4 do MCU finalmente aborde isso, trazendo Venom oficialmente para o MCU, mas, por enquanto, isso permanece uma grande questão sem resposta ligada ao SSU. Embora Venom possa estar morto no SSU, ele ainda pode estar vivo no MCU, mas pode levar alguns anos até termos uma resposta definitiva.
2-O que vem a seguir para Kraven, o Caçador?
Quase uma década depois de estrear como Mercúrio (Pietro Maximoff) em Vingadores: Era de Ultron (2015), Aaron Taylor-Johnson trouxe Kraven, o Caçador, para a ação ao vivo pela primeira vez. Infelizmente, Kraven, o Caçador está tão mal quanto todos esperavam do mais recente e aparentemente último filme da SSU.
Houve pedidos para que Aaron Taylor-Johnson reprisasse o papel de Kraven, o Caçador, nos próximos eventos de crossover multiversal do MCU, Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas. Não está claro se isso vai acontecer, no entanto, então o futuro é incerto para Kravinoff. Isso é especialmente decepcionante, já que Kraven, o Caçador (2024) terminou com Kravinoff abraçando totalmente sua identidade como o Caçador, talvez se preparando para ser um anti-herói-vilão moralmente mais ambíguo, o que o teria preparado perfeitamente para enfrentar um escalador de paredes como o Homem-Aranha.
1- Onde está o Homem-Aranha?
Entre as inúmeras críticas direcionadas à SSU ao longo de seus seis anos de existência, a maior preocupação era a ausência de uma versão própria do Homem-Aranha. Isso parecia absurdo, já que muitos se perguntavam como uma franquia chamada Universo Homem-Aranha da Sony poderia evitar introduzir o Homem-Aranha em sua própria narrativa, principalmente considerando que muitos dos personagens principais da franquia simplesmente não funcionam sem um Homem-Aranha com quem lutar.
O único vislumbre que o público teve do Homem-Aranha no SSU foi quando Mary Parker, interpretada por Emma Roberts, deu à luz Peter Parker em Madame Teia. Infelizmente, essa inclusão apenas complicou ainda mais a linha do tempo do SSU, já que Madame Teia foi ambientada em 2003, o que indicaria que o Homem-Aranha já deveria estar operando há vários anos quando filmes como Morbius, Venom: A Última Rodada e Kraven, o Caçador foram lançados. A ausência do Homem-Aranha foi uma grande falha para o Universo Homem-Aranha da Sony, e agora parece que nunca seremos devidamente apresentados a uma versão de Peter Parker nesta franquia.