A Sato Company anunciou nesta quinta-feira(19), que 12.12: O DIA chega aos cinemas brasileiros em 9 de janeiro do próximo ano. Escolhido pela Coreia Do Sul para representar o país no Oscar 2025 o filme foi a maior bilheteria coreana de 2023 e retrata um capítulo importante da história do país.
Digirido por Kim Sung-soo, o longa recria os eventos da noite de 12 de dezembro de 1979, quando o assassinato do presidente Park levou à declaração de Lei Marcial e desencadeou um golpe militar.
O diretor Kim Sung-soo destaca que a produção combina história com elementos ficcionais para capturar a intensidade da época e transportar os espectadores para aquele evento. Além disso, ele também revela que sua conexão com a história é pessoal, já que presenciou os eventos de 1979 quando tinha 19 anos.
“Passei mais de 20 minutos respirando o ar frio daquela noite de inverno, ouvindo os sons de tiros que reverberam pelo céu. Foi uma experiência assustadora, mas repleta de curiosidade. Sempre me perguntei: quem estava lutando contra quem, e por quê?”, disse Kim.
Leia a sinopse oficial: Após o assassinato do Presidente Park, a lei marcial é decretada. Um golpe de Estado é liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang, junto a um grupo de oficiais. O obstinado Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin, acredita que o exército não deve agir politicamente e enfrenta Chun para detê-lo. No caos crescente, enquanto líderes militares hesitam e o Ministro da Defesa está desaparecido, o destino da primavera de Seul toma um rumo inesperado.
Se juntam ao elenco de 12.12: O DIA Hwang Jung-min, Jung Woo-sung, Lee Sung-min, Park Hae-joon, Kim Sung-kyun.