A partir de hoje (15) a 17 de setembro o Cine Passeio recebe a primeira edição do FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba.
O evento, que reúne palestras, painéis, oficinas, debates e masterclasses com profissionais de Curitiba e de outras partes do Brasil, tem o objetivo de aprimorar conhecimentos e competências no desenvolvimento de roteiros.
A programação, que é inteiramente gratuita, busca atender tanto a profissionais experientes, quanto aqueles que pretendem iniciar no universo da escrita e ocupará o cinema de rua. As atividades são abertas ao público e contam com emissão de certificado, promovendo o acesso a informações de qualidade, trocas e conexões entre participantes e convidados.
Entre alguns dos destaques na programação, estão os criadores e roteiristas da aclamada série “Cangaço Novo”, Eduardo Melo e Mariana Bardan, com um estudo de caso sobre a produção, falando desde a concepção do roteiro da obra até seu desenvolvimento no audiovisual; a produtora da nova série da HBO, “Cidade de Deus” (2024), Yana Chang, que falará sobre a criação de roteiros para podcast, seus desafios e oportunidades; o showrunner da série “A Benção”, Leo Garcia, contando sobre a criação, desenvolvimento, sala de roteiro, produção, pós e lançamento da obra audiovisual; entre outros.
Dentro do FRIACA, há ainda o FRIACA LAB, um laboratório de desenvolvimento e concurso de roteiros de curtas e longas-metragens de ficção. Foram cerca de 300 inscrições recebidas, que passaram por uma seleção de uma equipe de curadoria, que selecionou 10 roteiros. Os selecionados participarão do laboratório com reuniões de análise exclusivas, acompanhamento e feedbacks por consultores profissionais da área do audiovisual, de forma online e presencial.
Nenhuma matéria relacionada.