A literatura brasileira, embora muitas vezes subestimada, reúne autores consagrados e obras ricas em histórias, personagens e reflexões. Esse repertório criativo tem ganhado cada vez mais espaço fora das páginas, abrindo caminho para adaptações no cinema e na televisão que valorizam narrativas nacionais e ampliam o alcance dessas obras. Pensando nisso, reunimos 7 adaptações brasileiras baseadas em livros que chegam ao público ainda este ano.
1. Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
O livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, será adaptado em um filme para os cinemas trazendo em seu elenco grandes nomes como Maria Gal, Raphael Logam, Fábio Assunção, Thawan Lucas, Clayton Nascimento, entre outros.
Quarto de Despejo é o diário de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra e catadora de papel que narra sua luta diária pela sobrevivência e de seus filhos na miserável favela do Canindé, em São Paulo, nas décadas de 1950 e 1960, expondo a fome, a precariedade, o racismo e a desigualdade social brasileira com uma escrita crua e autêntica, revelando sua busca por dignidade e esperança em meio à adversidade.

2. As Dezvantagens de Morrer Depois de Você, de Fernanda Castro de Lima
O livro de Fernanda Castro de Lima, As Dezvantagens de Morrer Depois de Você, terá sua adaptação feita direto para as telas do cinema e vem com um elenco fortíssimo composto por Any Gabrielly, Giulia Be, Daniel Rangel, Paulo Lessa, Sheron Menezzes e Pamela Germano.
O Livro conta a história de Gabi, uma adolescente tímida que, após a morte trágica de sua melhor amiga, precisa cumprir uma lista de dez desafios deixados em cartas por ela para superar o luto e se abrir para a vida, como saltar de paraquedas, dançar e até se apaixonar, descobrindo o verdadeiro significado de viver intensamente e honrar a memória da amiga.

3. Véspera, de Carla Madeira
O terceiro livro de Carla Madeira, intitulado Véspera terá sua adaptação produzida para a HBO MAX em uma série de 08 episódios. A série conta com nomes como Gabriel Leone, Bruna Marquezine, Camila Márdila, Yara de Novaes em seu elenco.
O livro é focado no drama familiar intenso, com a trama central girando em torno de uma mãe que abandona seu filho, e a história dos irmãos gêmeos Caim e Abel, explorando traumas, relações complexas e a influência dos pais, com a narrativa se desdobrando em dois tempos: antes e depois do abandono, revelando as raízes da violência e descontrole familiar.

4. Quinze Dias, de Vitor Martins
O livro Quinze Dias, escrito por Vitor Martins, será adaptado para os telões de cinema trazendo em seu elenco Miguel Lallo, Diego Lira, Mika Soeiro, Bel Moreira, Débora Falabella, Mariana Santos, Augusto Madeira e Silvio Guindane.
Quinze dias conta a história de Felipe e Caio que desde crianças sempre viveram juntos, até que ao chegarem na adolescência, a amizade entre os dois foi enfraquecida. Porém tudo está prestes a mudar, quando as férias do meio do ano de Felipe iniciam e ele recebe a surpresa de que seu vizinho do 57, o Caio, irá passar 15 dias na sua casa.

5. Encontrada: 2, de Carina Rissi
O segundo livro da série de Carina Rissi, Perdida será, assim como o primeiro, adaptado para o cinema, trazendo um elenco parecido com o primeiro filme com Giovanna Grigio, Bruno Montaleone, Nathália Falcão, Bia Arantes, mas com novos nomes como Emanuelle Araújo, Ícaro Silva, César Mello, Caio Menck e Amanda Iglesias.
Encontrada é o segundo livro da série Perdida, de Carina Rissi, onde Sofia está de volta ao século XIX com Ian Clarke e precisa se adaptar aos costumes da época, enfrentar desafios como o casamento e uma tia intrometida, enquanto descobre segredos e problemas de Ian, percebendo que seus próprios atos podem ser o maior obstáculo para seu “felizes para sempre”.
