Até onde um pai iria para salvar a vida de uma filha? Em “A Mais Preciosa das Cargas” o espectador descobre a resposta dessa pergunta e relembra o horror da guerra. A animação é o novo trabalho de Michel Hazanavicius, vencedor de 10 categorias do Oscar em 2011, por O Artista. O traço forte foge do estilo de animação hollywoodiano e destaca o peso e o tom da história. O diretor do longa constroi uma narrativa equilibrada para tratar de temas históricos, como o Holocausto.
O filme, baseado no romance de Jean-Claude Grumberg, começa no meio de uma floresta da Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial. No local vivem um pobre lenhador e sua esposa, que lutam para sobreviver à fome, ao frio e à pobreza. Ela, diariamente, ao sair para pegar lenha, avista um trem, para quem pede um pouco de comida, roupa ou algo que os livre da miséria, como se os vagões de ferro fossem deuses.
Seu pedido é atendido, mas o “presente dos deuses” é uma criança, que irá mudar a vida dela e de seu marido lenhador. O marido acredita que a criança é amaldiçoada por ser da raça dos “Sem coração” e ter sido deixada na neve por eles. Com uma atmosfera tensa e embalada pela trilha sonora clássica, a animação intercala momentos de esperança com o terror do que acontece dentro e fora dos trens.
Para todos os públicos
A construção da narrativa, em um vai e vem de presente e passado, relembra a todo momento a importância de não esquecer a história. Dessa forma é possível entender o que se passa na cabeça do lenhador que abomina o trem e tudo ligado a ele. Também se torna compreensível o que a esposa do lenhador vê no trem: o desconhecido, uma nova chance. O trem, por sua vez, tem suas próprias dores e lamentos, que não correspondem aos julgamentos do casal.

Apesar de trazer temas pesados, o desenho tem um lado infantil, que traz a paixão, o amor e o crescimento dos personagens frente aos desafios. Hazanavicius teve o cuidado de fazer uma obra educativa para crianças e adultos, com momentos que beiram os contos de fada e histórias de princesa.
O filme, exibido na última edição do Festival de Cannes, em maio de 2024, chega aos cinemas brasileiros no dia 17 de abril, pela Paris Filmes. Dominique Blanc, Grégory Gadebois, Denis Podalydès e Jean-Louis Trintignant são as vozes dos personagens principais em A Mais Preciosa das Cargas.
Assista ao trailer
Leia Também:
- Máquina do Tempo: O subgênero Found Footage aplica-se à Segunda Guerra Mundial em uma história de ficção científica
- Warner Bros. Pictures arrasou na CCXP24 com O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim e Um Filme Minecraft
- Quando a Morte Sussurra 2: A Chegada do Horror em Dezembro
- A Linha de Extinção: Uma Jornada de Sobrevivência e Esperança