Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e com participação especial de Fernanda Montenegro,está entre os 15 títulos pré-selecionados na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar.
Esta convocação de um filme nacional a esta categoria não acontecia há mais de 15 anos. A última vez foi em 2008, com O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.
“Essa é uma escada longa, cada degrau que a gente sobe é um milagre que não se repete, e, cada etapa, um alívio quando a gente passa. Este é um ano muito difícil, com filmes muito bons, e só de estar na shortlist já é uma grande coisa”, comemora Fernanda Torres.
Depois de se tornar o filme brasileiro de maior bilheteria pós-pandemia, “Ainda Estou Aqui” é o único título nacional entre as dez maiores bilheterias do ano, na quinta posição, e já fez mais de 2,7 milhões de ingressos vendidos em pouco mais de um mês de lançamento.
A produção recebeu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024, foi indicado na categoria Melhor Filme Internacional para o Satellite Awards e Fernanda Torres concorre na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama. O longa também foi selecionado na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics’ Choice Awards 2025. No Globo de Ouro, concorre a Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Fernanda Torres disputa o prêmio na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Leia também: Ainda Estou Aqui – Quais Filmes Nacionais Que Sempre Estiveram Ao Nosso Alcance?
Ainda tem mais: ele ganhou também o prêmio de Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza, Melhor Filme pelo público, na 48ª Mostra de S. Paulo, no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá, e no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e o Prêmio de Público e Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem do Festival de Pessac, na França. Além disso, a produção foi reconhecida pela revista Hollywood Reporter.
Baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, o filme se passa no início dos anos 70, durante a ditadura militar.A família Paiva vive de frente à praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Porém, um dia Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. A esposa busca pela verdade sobre o destino do marido enquanto um planeja novo futuro para si e seus filhos.
Ainda compõe o elenco Valentina Herszage, Maria Manoella, Luiza Kosovski, Marjorie Estiano, Barbara Luz, Guilherme Silveira, Antonio Saboia, Pri Helena, Thelmo Fernandes, Dan Stulbach, Humberto Carrão e Carla Ribas. O filme é dirigido por Walter Salles.
Ainda Estou Aqui está em cartaz e o ingresso pode ser obtido pelo Ingresso.Com.