Ainda Estou Aqui traz bastidores repletos de curiosidades, desde cenas filmadas à moda antiga até uma dieta rigorosa seguida pelo elenco durante as gravações, além de meses de reforma para criar o cenário perfeito do aclamado longa original Globoplay, indicado ao Oscar. Confira nesta lista cinco curiosidades sobre o filme.
1- A casa da família Paiva
Como aponta o Gshow, a verdadeira casa da família Paiva, situada na praia do Leblon, não existe mais, a produção do filme encontrou um imóvel com estrutura semelhante no bairro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro. No entanto, para que a locação ficasse ainda mais parecida com o lar dos Paiva, foram necessários quatro meses de reformas. As mudanças incluíram a pintura das paredes para um aspecto mais envelhecido, a reconfiguração de alguns cômodos e até o rebaixamento dos muros da fachada.
![Ainda Estou Aqui casa](https://blackcompany.com.br/wp-content/uploads/2025/02/casa-familia-paiva.jpg)
Após o fim das gravações, a casa foi modernizada novamente e está à venda por mais de 10 milhões de reais.
2- Fotografia vintage
Ainda Estou Aqui foi inteiramente filmado com câmeras analógicas, uma escolha do diretor Walter Salles, apaixonado pela estética da película. Como no Brasil não há suporte para esse tipo de material, a finalização do filme ocorreu na França.
3- O casaco de Eunice
Um dos grandes desafios da equipe de figurino foi encontrar o casaco de pelos que Eunice (Fernanda Torres) empresta para Veroca (Valentina Herszage) antes da viagem da filha para Londres. Após uma extensa busca pela Europa, a equipe encontrou uma peça muito semelhante em um brechó no Brasil.
![Ainda Estou Aqui casaco](https://blackcompany.com.br/wp-content/uploads/2025/02/aea-eunice-veroca.jpg)
4- Dieta nos bastidores
Fernanda Torres não apenas brilhou na interpretação de Eunice Paiva, mas também passou por mudanças físicas para dar vida à personagem. A atriz perdeu cerca de 10 kg para o papel e seguiu uma dieta rigorosa nos bastidores para manter o peso. Segundo ela, Eunice tinha uma “obsessão por magreza” e ficou ainda mais debilitada durante o período em que esteve presa.
5- Bronzeando Fernanda
A atriz também precisou bronzear todo o corpo com maquiagem para atingir um tom de pele mais próximo ao de Eunice, que, na história, era uma mulher acostumada a viver em frente à praia.
Ainda Estou Aqui é apontado como um dos favoritos a Melhor Filme Internacional no Oscar e recentemente conquistou uma importante premiação do cinema Espanhol, leia aqui.
Leia Também:
- Confira 10 curiosidades sobre Sing Sing, longa que estreia esta semana e com três indicações ao oscar
- “Ainda Estou Aqui” conquista a crítica na Itália e recebe duas indicações no OFTA Film Awards nos Estados Unidos
- Livro Ainda Estou Aqui cresce em vendas após sucesso do filme e premiação
- Ainda Estou Aqui – Quais Filmes Nacionais Que Sempre Estiveram Ao Nosso Alcance?