“Ainda Estou Aqui” é oficialmente um dos concorrentes ao prêmio BAFTA na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. A Academia Britânica de Cinema e Televisão divulgou nesta quarta-feira (15) a lista de indicados, contemplando o longa de Walter Salles. O diretor é vencedor de dois BAFTAS e conquista décima indicação de sua carreira dentro da maior premiação do cinema britânico.
O longa Ainda Estou Aqui disputa a premiação com outros quatro títulos (Tudo Que Imaginamos Como Luz, Emilia Pérez, A Semente do Fruto Sagrado e Kneecap), e a organização revelará o resultado na cerimônia de premiação, no dia 16 de fevereiro.
“Essa é uma indicação que faço questão de compartilhar com Alfonso Cuarón, que abraçou ‘Ainda Estou Aqui’ e conduziu um debate fundamental que tivemos numa sessão em Londres.”, disse Walter Salles. O diretor ainda ressaltou como estava apreensivo com esta premiação pois o filme ainda não estreou nos cinemas britânicos. “Os votantes do BAFTA só podem acessar o filme por um aplicativo. Fazer com que as pessoas vejam o filme nessas condições é um desafio.”, acrescentou.
Esta é a décima indicação de Walter Salles ao BAFTA. Em 1999, “Central do Brasil” foi eleito o Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e em 2002, “Abril Despedaçado” foi indicado na mesma categoria. “Diários de Motocicleta”, que em 2004 ganhou sete nomeações, e recebeu os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Trilha Sonora para Gustavo Santaolalla.
Ainda Estou Aqui
Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
Assista ao trailer clicando aqui ou no player abaixo.
“Ainda Estou Aqui” tem lançamento nos cinemas britânicos marcado para o dia 21 de fevereiro, e inicia neste fim de semana sua carreira internacional em vários países. Na França, o longa chega hoje, dia 15. Amanhã, dia 16, é a vez da estreia nos cinemas de Portugal. Nos Estados Unidos, o filme chega no dia 17 aos cinemas de Nova York e Los Angeles, em lançamento reduzido com expansão prevista para o dia 23 em San Francisco, Chicago e Washington DC; no dia 30 estreia em Boston, Philadelphia, Dallas, Austin, Minneapolis, Denver, Seattle, chegando a 500 salas no dia 7 de fevereiro. O filme integra a pré-lista na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar, e a organização anunciará os finalistas no dia 23 de janeiro.
No circuito brasileiro, o desempenho nas bilheterias segue forte. Após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o filme passou a ocupar 450 salas e teve um aumento de mais de 200% no público registrado durante o fim de semana. “Ainda Estou Aqui” já soma um público de 3,4 milhões de espectadores em 10 semanas de exibição.