Ainda Estou Aqui venceu o prêmio Goya de Melhor Filme Íbero-Americano neste sábado (8). O longa brasileiro, dirigido por Walter Salles, levou o principal prêmio do cinema espanhol. O longa estrelado por Fernanda Torres era o claro favorito para levar o prêmio na cerimônia realizada na cidade de Granada, no sul da Espanha.
Essa foi a primeira produção original do Globoplay a concorrer na categoria. O filme superou concorrentes de peso: o uruguaio Agarrame Fuerte, o argentino El Jockey, o chileno No Lugar da Outra e o costa-riquenho Memorias de un Cuerpo que Arde.
Ainda Estou Aqui revive a história real de Eunice Paiva (Fernanda Torres), advogada e ativista que buscou por 40 anos a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). O ex-deputado federal foi assassinado durante a ditadura militar.
Em janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. No Oscar, o longa disputa três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz. A cerimônia acontece em 2 de março, com transmissão pela TV Globo.
O Goya, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, é a maior premiação do cinema espanhol.
![](https://blackcompany.com.br/wp-content/uploads/2024/12/ainda_estou_aqui_reproducao-1024x576.png)
Ainda Estou Aqui Cresce em bilheterias após indicações ao Oscar
Além do reconhecimento da crítica, o longa ainda ganhou uma maior atenção e interesse do público, levando mais pessoas às salas de cinema do Brasil e do mundo (leia aqui), após receber três indicações ao Oscar. De acordo com a Ancine, Ainda Estou Aqui se tornou a quinta maior bilheteria da história do cinema nacional. Desde sua estreia em novembro de 2024, o filme arrecadou R$ 85,41 milhões e atraiu 3.868.458 espectadores, de acordo com dados do dia 6/02.
O ranking atual dos filmes brasileiros com maior bilheteira no Brasil é liderado por Minha Mãe É Uma Peça 3 (2020), que arrecadou R$ 169,8 milhões. Em segundo lugar está Minha Mãe É Uma Peça 2 (2016), com R$ 124,6 milhões. Completando o pódio, está Nada a Perder (2018), a cinebiografia do bispo Edir Macedo, que arrecadou R$ 120,2 milhões. Em seguida, em quarto lugar, vem Os Dez Mandamentos – O Filme (2016), com R$ 116,8 milhões.
Completam o Top 10 os filmes O Auto da Compadecida 2 (2024), Os Farofeiros (2018), Minha Irmã e Eu (2023), Turma da Mônica – Laços (2019) e Fala Sério, Mãe (2018).