Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Akira

Akira- Animação completou 35 anos no último dia 16

Provavelmente você nunca ouviu falar em Akira, mas certamente já viu alguma cena desse anime/filme. Lançado primeiramente em mangá homônimo, Akira foi o primeiro filme de animação japonesa a passar nos cinemas brasileiros.

Katushiro Otomo criou o mangá e o filme Akira. O filme foi lançado no dia 16 de julho de 1988, nos cinemas japoneses, e 7 de abril de 1992 no Brasil e logo fez bastante sucesso. Recentemente, a obra completou 35 anos de existência.

Sinopse

Uma enorme explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Os amigos Kaneda e Tetsuo integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.

Akira ao Longo dos Anos

O anime e o mangá são frutos de um período em que o movimento cyberpunk e distópico era bastante forte no Japão. Contudo, a maioria das obras são de um período pós-trauma da Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria. Lembrando que Akira (mangá) foi um precursores do movimento.

Um dos maiores traumas foram os ataques de bombas nucleares dos EUA à Hiroshima e Nagasaki. Portanto, durante vários anos (incluindo o período da Guerra Fria) os autores se permitiam imaginar como seriam os efeitos de uma Terceira Guerra Mundial e derivados.

Contudo, como dito pela sinopse, em Akira, a cidade de Neo Tokyo é um local cheio de rastro de destruição e corrupção.

A obra, como várias outras, se propõe a debater o futuro da sociedade e por isso coloca e foca nos adolescentes pois estes são o futuro da nação. E apesar de toda a discussão política que exista na obra, ela pode ser consumida de várias maneiras.

Contudo, o final em aberto só mostra como é praticamente “impossível” não pensar e participar das discusões propostas pelo criador da obra. E por mais que os efeitos devastadores da bomba não seja parte da realidade de muitos, Akira consegue te conectar na discussão pois a pobreza, desigualdade social e corrupção são temas que envolve quaisquer nações.

Homenagens na Cultura Pop

Sendo um dos primeiros filmes “a furar bolha ocidental”, Akira recebe/recebeu várias homenagens de vários formas. Entretanto, uma das cenas mais lembrada é a famosa derrapada feita por Kaneda (um dos principais da história e quem mais aparece no filme, dando a entender que ele é quem é o Akira para os desavisados).

Em 2022, um fã compilou todas essas derrapdas que homenageam Kaneda. Entretanto, por viralizar ele preferiu apagar o post. Pórem, é possível ver o vídeo clicando neste link.

Sua estrutura de iluminação também influenciou diversos outros animes que vieram depois, principalmente os com temáticas de futuros distópicos.

E você gosta de Akira? Deixe sua opinião nos comentários!

Akira está disponível na Netflix,

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr