TRAJETÓRIA DO PREMIADO ATOR DO GLOBO DE OURO 2026 PASSA POR FILMES DE DIFERENTES GÊNEROS, NOVELAS, MINISSÉRIES E ATÉ OUTRAS FUNÇÕES. CONFIRA
Um dos principais assuntos da última semana foi que o ator Wagner Moura entrou para a história do audiovisual brasileiro ao ter conquistado, no último domingo (11), o Globo de Ouro 2026 na categoria Melhor Ator em Filme Dramático por sua atuação em “O Agente Secreto”, longa do diretor Kleber Mendonça Filho.
No entanto, o filme que lhe rendeu o prêmio é uma dentre as diversas obras que compõem a rica carreira construída pelo ator baiano, que também tem em seu currículo títulos como “Tropa de Elite”, “Praia do Futuro”, “Saneamento Básico: O Filme”, “Carandiru” e “Marighella”, este último atuando como diretor. Além disso, ele conta com uma coleção de séries, minisséries e novelas, provando sua versatilidade e excelência.
Confira, a seguir, alguns dos principais títulos da carreira de Wagner Moura, para além de “O Agente Secreto”, que valem a pena ver e rever:
“JK” (2006)

Na minissérie biográfica sobre Juscelino Kubitschek, Wagner Moura vive o ex-presidente em sua fase jovem. O elenco ainda conta com José Wilker, que interpreta JK em sua fase já consagrada, e Marília Pêra, cujo papel foi o da primeira-dama Sarah Kubitschek.
“Tropa de Elite” (2007)

Um dos principais filmes da carreira de Wagner Moura, “Tropa de Elite” tem como tema central a violência urbana no Rio de Janeiro. O ator interpretou o icônico Capitão Nascimento, personagem que se tornou uma espécie de “herói” e “fenômeno pop”, rendendo-lhe prêmios e gerando bordões como “Pede pra sair!”.
O longa também acarretou uma sequência, “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, na qual Wagner deu continuidade ao seu personagem e obteve o mesmo êxito e prestígio.
“Paraíso Tropical” (2007)

Wagner Moura também se destacou na televisão paralelamente a sua carreira nos cinemas. Na novela “Paraíso Tropical”, o ator interpretou o vilão Olavo, tornando-se um dos personagens de destaque ao lado de Bebel, vivida por Camila Pitanga. O trabalho na novela rendeu a Moura dez prêmios, entre eles Troféu Imprensa, Prêmio APCA de Televisão e Prêmio Melhores do Ano.
“Narcos” (2015–2017)

Wagner também deu vida ao narcotraficante Pablo Escobar na série “Narcos”, composta por três temporadas lançadas entre 2015 e 2017. A série explora a ascensão e queda dos cartéis de cocaína na Colômbia, bem como a história da verdadeira propagação de cocaína nos Estados Unidos e na Europa.
“Marighella” (2019)

Em “Marighella”, Wagner Moura encarou seu primeiro desafio como diretor. O longa narra os últimos anos do guerrilheiro Carlos Marighella, protagonizado pelo ator e cantor Seu Jorge, no contexto da Ditadura Militar, e foi lançado apenas em 2021, devido a algumas complicações com a ANAC e à pandemia de COVID-19.