Armadilha estreou recentemente nos cinemas. M. Night Shyamalan dirigiu o suspense psicológico e estrelou Josh Hartnett e Ariel Donoghue, marcando a décima quinta produção do diretor. Na história, acompanhamos a caçada pelo ‘Açougueiro’, um serial killer renomado no universo da trama. O próprio cineasta classificou a história como um ‘Silêncio dos Inocentes em um show da Taylor Swift’. Na trama, Cooper leva sua filha ao show de sua pop star favorita, Lady Raven. No entanto, ele logo descobre que o show é, na verdade, uma grande armadilha para capturar um serial killer – no caso, ele mesmo!
Mas o que talvez você não saiba é que existe uma história real que inspirou Shyamalan na criação do seu filme. O fato aconteceu nos Estados Unidos, e foi uma grande referencia para o diretor desenvolver a narrativa: a Operação Flagship.
A história real que inspirou Shyamalan
A operação foi realizada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1980, e todo o plano foi arquitetado para capturar criminosos foragidos no país e que já estavam sendo procurados há algum tempo. Para isso, eles enviaram cartas para o último endereço conhecido de cada foragido. Dentro dos envelopes, incluíram um presente para cada um: um convite para uma partida histórica de futebol americano entre Washington Redskins e Cincinnati Bengals. Uma das estratégias foi colocar policiais, marechais e outros agentes da lei disfarçados na partida, atuando como líderes de torcida, mascotes, recepcionistas ou funcionários do estádio. A operação teve sucesso, e eles capturaram mais de 100 foragidos na missão.
O cineasta contou em entrevista à BBC que soube do caso quando ainda era criança, e desde então o fato nunca saiu de sua cabeça. “Foi hilário. Os policiais eram literalmente líderes de torcida e mascotes. Esses caras estavam dançando quando entraram. E todos foram pegos. Foi tão perverso e engraçado”, disse o diretor à Império Revista, em julho.
O filme está em cartaz nos cinemas desde 8 de agosto. Além disso, podemos afirmar que a visão cômica do diretor também se refletiu na produção., que, embora repleta de suspense, não perde a chance de apresentar momentos hilários ao longo da trama.
Leia a nossa crítica sobre o filme aqui: https://blackcompany.com.br/cinema/critica-armadilha-shyamalan/