As Polacas ganha trailer oficial, data de estreia e um novo pôster.Protagonizado por Valentina Herszage e Caco Ciocler, o filme é inspirado em fatos reais.
O longa é inspirado nas obras “El Infierno Prometido”, de Elsa Drucaroff, e “La Polaca”, de Myrtha Schalom. Elas contam a história real de mulheres europeias, em maioria de origem polonesa, que eram enganadas com promessas de uma vida melhor ao desembarcar em países distantes.
Leia a sinopse oficial: 1917. Fugindo da perseguição aos judeus e dos horrores da guerra e da fome na Europa, a polonesa Rebeca (Valentina Herszage) chega ao Brasil para reencontrar o marido e iniciar uma nova vida. Porém, ao contrário das promessas de felicidade, a realidade que encontra no Rio de Janeiro é completamente diferente. Ela descobre que seu marido faleceu e acaba refém de uma grande rede de prostituição e tráfico de mulheres, chefiada por Tzvi (Caco Ciocler). Mesmo tendo que transgredir com suas próprias crenças, Rebeca encontra aliadas que vivem o mesmo drama que ela e, juntas, lutarão por liberdade.
Além de Valentina Herszage e Caco Ciocler, se juntam ao elenco Dora Freind, Amaurih Oliveira, Otavio Muller,Clarice Niskier,Anna Kutner,Erom Cordeiro,Bruce Gomlevsky e Isis Pessino. A direção é de João Jardim e assinam o roteiro Jacqueline Vargas, Flavio Araújo e George Moura.
“A trama traz o ponto de vista de uma mulher e as agressões física, emocional e patrimonial que ela sofre durante a jornada de escapar da pobreza e da violência – e, no caso dela, o antissemitismo. Dói assistir a um contexto retratado de um século atrás, mas que segue atual como nunca. Minha família tem origem polonesa e é judia, então tenho uma ligação muito importante com o filme. Recontar esse passado é uma chance de reescrever o presente. Também é bonito ver no filme como essas mulheres se juntavam e lutavam pela liberdade e pelos seus direitos básicos, como a Sociedade da Verdade e a construção de um cemitério para serem enterradas de acordo com suas crenças”, falou a produtora Iafa, da Migdal Filmes sobre As Polacas.
O diretor complementa:“a história das mulheres violentadas e forçadas a se prostituir é algo certamente muito mais violento do que vemos retratado na ficção. Fizemos um filme muito envolvente, no qual os espectadores ficam presos à tela o tempo todo, mas também fortemente impactados pela brutalidade dos acontecimentos e por ser uma história real, o filme tem uma verdade e uma força enormes”.
As Polacas teve uma grande passagem por diversos festivais internacionais e foi ganhador de diversos prêmios como de melhor diretor para João Jardim e melhor atriz para Valentina Herszage e Dora Freind no Festival de Punta del Leste. Caco Ciocler foi premiado como melhor ator no FESTin, em Lisboa, além do prêmio de melhor som e música no Festival de Oklahoma Cine Latino Film Festival.
O filme chegará aos cinemas em 14 de novembro.