O thriller erótico, sucesso de crítica e público desde sua estreia em Berlim, chega aos cinemas em 15 de janeiro.
Uma produção multipremiada
O longa, escrito e dirigido por Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (Tinta Bruta, Beira-Mar), fez parte do Festival de Berlim e conquistou três troféus Teddy: Melhor Ator, para Gabriel Faryas; Melhor Roteiro; e Melhor Fotografia, para Luciana Baseggio.
Além disso, foi eleito Melhor Filme no Prêmio Félix, dedicado a obras com temática LGBTQIAPN+, e também se destacou na edição de 2025 do Festival do Rio.

O elenco é formado por Gabriel Faryas, Cirillo Luna, Henrique Barreira, Ivo Müller, Larissa Sanguiné, Kaya Rodrigues, Gabriela Greco e Antonio Czamanski.
O filme foi produzido pela Avante Films, produtora gaúcha fundada em 2010, com um olhar voltado para novos realizadores e uma trajetória que passa por longas-metragens, curtas, séries de televisão, videoclipes e mostras de cinema. Em 2015, a Avante lançou seu primeiro longa-metragem, “Beira-Mar”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, um coming-of-age melancólico que estreou na respeitada mostra Forum do Festival de Berlim.
Com distribuição garantida no Brasil pela Vitrine Filmes, Ato Noturno será lançado nos cinemas por meio do projeto Sessão Vitrine Petrobras.
A trama de Ato Noturno
O filme acompanha Matias (Gabriel Faryas), um ator iniciante que sonha em conquistar seu primeiro grande papel rumo ao estrelato em Porto Alegre. Para alcançar esse objetivo, o protagonista precisa enfrentar o desafio de ocultar aspectos de sua identidade e se adequar às normas de gênero impostas pelo meio.
Ao se envolver com Rafael (Cirillo Luna), um político que também encena o próprio espetáculo, manter seus desejos passa a ser cada vez mais difícil. O longa destaca tanto as performances simbólicas quanto as literais de seus personagens — seja no palco, nas relações sexuais ou nos jogos de poder marcados pela violência.
À medida que se aproximam do sonho da fama, mais intenso se torna o desejo de se colocarem em risco.