A nova edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro começa na quarta-feira (3), apresentando um panorama sobre a nova produção cinematográfica dos estudantes da sétima arte pelo Brasil.
São mais de 40 produções, vindas de diferentes estados, que serão exibidas gratuitamente na Cinemateca de Curitiba. Além das sessões, o festival também promove um debate especial que discute sobre o presente e o futuro do cinema.
“Com a IA generativa enfiada goela abaixo, a anestesia das redes sociais e as ameaças sem fim das distopias, a vontade de parar é grande. Mas há que se desparalisar o futuro! Agora…como? Retornando ao passado, inventando novos arquivos, tomando as ruas do presente ou criando novas imagens de futuro? Nesta mesa, convidamos a debater sobre uma tomada de ação, um choque, uma nova estação adiante”, comenta Wellington Sari, um dos idealizadores e diretores do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro.

A mesa temática leva o nome “Desparalisia do Futuro” e ocorre na sexta-feira (5), às 18h, na Cinemateca de Curitiba. Participam da conversa, a curadora do Olhar de Cinema e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, Camila Macedo; a programadora, cineasta e produtora de arte Ana Vitória Tahan, e o diretor e roteirista do consagrado thriller político “Verde Oliva”, Wellington Sari. O bate-papo é gratuito e aberto ao público.
A programação completa do Metrô pode ser encontrada no site oficial: www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário.