Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Festival de Veneza

Festival de Veneza: filme de Walter Salles é selecionado

O filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor brasileiro Walter Salles, foi selecionado para a competição principal do Festival de Veneza. Este ano o evento acontece entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, na Itália.

O filme é o primeiro a receber o selo de ‘filme original Globoplay’ e terá sua estreia mundial justamente no Festival de Veneza. Depois, o Festival de Toronto (TIFF) exibirá o filme de Walter Salles. O TIFF acontece entre 5 e 15 de setembro.

Ainda Estou Aqui

Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro estrelam o longa, inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Ainda estou aqui é um relato da doença da mãe do autor, Eunice Paiva, que teve diagnóstico de Alzheimer, e também de como ela própria enfrentou a violência do regime militar depois da prisão e do desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva, no início da década de 1970.

Festival de Veneza
Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui

O Brasil no Festival

Além de Ainda Estou Aqui, o Brasil também contará com a participação de Petra Costa (Democracia em Vertigem) e seu novo filme Apocalipse nos Trópicos na mostra não-ficção, fora de competição. O filme Manas, de Marianna Brennand, vai participar da Giornate degli Autori (Venice Days), uma das mostras competitivas do Festival de Veneza.

O Festival de Veneza

Coringa: Delírio a Dois, de Todd Phillips, The Room Next Door, de Pedro Almodóvar e Queer, de Luca Guadagnino são alguns nomes notáveis na disputa com o filme de Salles.

Entre os grandes nomes participando das mostras, temos Kiyoshi Kurosawa, Jon Watts, Alfonso Cuarón, Joe Wright e Peter Weir.

Festival de Veneza
Kiyoshi Kurosawa, Jon Watts, Alfonso Cuarón, Joe Wright e Peter Weir

O Festival de Veneza é o mais antigo festival de cinema do mundo, sendo iniciado em 1932. Grandes filmes de Hollywood usam o festival como plataforma de campanha pelo Oscar. O Festival de Veneza serve como um parâmetro importante para identificar os favoritos ao Oscar.

Na edição de 2023, o grande vencedor do festival foi o filme Pobres Criaturas, estrelando Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe. O longa de Yorgos Lanthimos foi indicado a 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, e deu a Emma Stone a sua segunda estatueta de Melhor Atriz.

Confira a lista dos filmes selecionados para o festival clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr