No ano em que completa 14 anos de história, o portal Cinemarden chegou hoje (17), a marca histórica de 5.000 resenhas de filmes publicados. Sob o comando do jornalista e crítico de cinema Marden Machado, o portal já recebeu em torno de um milhão de acessos, com uma média diária de 200 views.
Marden Machado nasceu em 1963, é jornalista desde 1983 e se criou em Teresina (PI), onde foi curador da programação do Cine Centro de Convenções Participou da equipe responsável pelo jornal oficial do FestRio – edição 1989, realizado em Fortaleza (CE).
Mudou-se para Curitiba em 1992. Por aqui além do portal e seu canal no Youtube, Marden Machado já escreveu 5 livros sobre a sétima arte, além de ser roteirista e palestrante, mantém ainda ao lado de Paulo Biscaia Filho e Luiz Gustavo Vilela o PodCast In Cine Veritas para o Jornal Plural, entre outras participações.
Foi em 09 de setembro de 2010 que ele decidiu postar uma crítica por dia. E para conciliar sua rotina diária com a arte de escrever sobre os filmes disciplina e rotina estão envolvidos no processo.
“Trabalhei em redação no início de minha carreira como jornalista e para mim é algo natural. Desenvolvi uma rotina de trabalho e sempre defino os filmes que serão resenhados com uma certa antecedência. Isso me permite pensar sobre eles previamente, o que facilita bastante na hora de escrever”, conclui o jornalista.
Em uma outra entrevista Marden Machado comenta as tentativas que vieram anteriores ao Cinemarden:
“Antes de iniciar esse desafio [de escrever sobre um filme por dia], eu testei alguns formatos por quase quatro anos, inclusive com textos mais longos e analíticos. E percebi que o público que me acompanhava no rádio gostava mais de um texto curto, que podia ser lido em no máximo dois minutos e que se aproximava muito do texto que eu falava na rádio”, diz.
Marden é uma referência quando se fala em cinema em Curitiba, seja para quem o conheceu no rádio, eventos ligados a industria cinematográfica, nas redes sociais ou até mesmo quando o encontra com sua esposa nas salas de cinema.
Desde 2017, ao lado do diretor Marcos Jorge (Estômago), é o curador do Cine Passeio, um dos únicos cinemas de rua do país. Em 2021 tornou-se membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABC). No ano seguinte virou membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
“Hoje, o que começou como um desafio se tornou, nas palavras de Harden, um hábito e um projeto de vida. Minha intenção é mantê-lo enquanto eu estiver vivo. O site é a maneira que encontrei para compartilhar com as pessoas meu amor pela sétima arte“, conclui o responsável por um dos maiores acervos de resenhas cinematográficas disponível no Brasil.
Para relembrar sua personalidade como entusiasta das artes cinematográficas, separamos um vídeo de 2013 no “Cine Omar”, projeto especial em que Marden atuou como curador selecionando diversos clássicos que foram exibidos no Shopping Omar.
Nenhuma matéria relacionada.