Nesta semana, dia 13 de fevereiro, a Diamond Films lançará SING SING, filme de Greg Kwedar, nos cinemas. Com Colman Domingo e Clarence Maclin no elenco, o longa é inspirado no programa “Rehabilitation Through the Arts” e aborda a resiliência e o poder da arte para transformar vidas.
A trama segue Divine G (Domingo), um homem injustamente preso, que encontra esperança ao integrar um grupo de teatro formado por outros detentos, incluindo Clarence Maclin. SING SING conta com a participação de atores que já passaram pelo encarceramento.
Abaixo, confira 10 curiosidades sobre o filme.
- O programa “Rehabilitation Through the Arts” (RTA), que o filme aborda, é uma organização sem fins lucrativos no estado de Nova York, que tem o objetivo de ressocializar as pessoas por meio da arte. Menos de 5% das pessoas que participam do programa retornam para a prisão.
- A atuação de Colman Domingo como Divine G em SING SING recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Ele foi indicado na mesma categoria no Globo de Ouro, Critics Choice Awards e BAFTA, e venceu a categoria no Satellite Awards.
- Domingo interpreta Divine G e a história retratada no longa realmente existiu. O protagonista é um homem condenado injustamente à prisão e acaba encontrando com outros homens que estão encarcerados, na atuação, um propósito.
- O elenco de do longa apresenta atores que participaram do RTA, como Clarence “Divine Eye” Maclin (que hoje é representado pela MGMT e está cada vez mais conquistando espaço para atuar em outras produções) e Jon-Adrian “JJ” Velazquez.
- SING SING é o primeiro filme da história a ser lançado nos cinemas e prisões ao mesmo tempo. Lançado no último dia 17 nos Estados Unidos, o filme contou com lançamento simultâneo nos cinemas e prisões americanas e é uma parceria entre A24, Rehabilitation Through the Arts (RTA) e Edovo, ONG que cria currículos para presos acessarem via tablets em mais de 1100 instalações correcionais em todo o país norte-americano.
- Por mais que a história seja emocionante e retrate a realidade de pessoas encarceradas, o programa é retratado de forma leve e você se sente parte do RTA. Como exemplo, Brent Buell é um diretor de teatro em NY e foi voluntário da RTA por mais de 10 anos. Ele diz que se sente “muito mais em casa dentro da prisão do que em um palco em NY” e pensa “por que eu não estou fazendo isso desde sempre? É maravilhoso“
- O longa é um nome presente na temporada de premiações e soma três indicações ao Oscar deste ano. São elas: Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, com “Like a Bird”.
- O personagem Mike Mike é interpretado por Sean San Jose, que é um dos melhores amigos de Domingo por mais de quinze anos.
- Há uma cena no longa, que os personagens estão treinando para diversos personagens. Acontece que, na realidade, essas são fitas reais das audições que a produção usou para escolher o elenco.
- O salário de todos na produção, do cargo mais alto ao mais baixo, era o mesmo. Essa é uma ideia que a produção de SING SING quer levar para o próximo projeto.
Para ficar por dentro das notícias do Cinema acesse Black Company em Cinema.