Se alguém ainda tinha dúvidas de que o cinema nacional está de volta a todo o vapor, produzindo grandes filmes, o line-up de lançamentos brasileiros em 2025 está aí para colocar um ponto final nessa discussão.
Com novidades dos mais variados gêneros, não faltam títulos para ficar de olho neste ano: de comédias divertidas a dramas emocionantes, passando por documentários sobre grandes ídolos do país e propostas ousadas de experiências cinematográficas, há filmes para todos os gostos.
A seguir, confira alguns dos lançamentos nacionais de 2025 e veja a diversidade e abrangência da produção audiovisual brasileira:
Kasa Branca
Kasa Branca, de Luciano Vidigal, chega aos cinemas em 23 de janeiro. Reconhecido no Festival do Rio 2024 com os prêmios de Melhor Direção (Luciano Vidigal), Melhor Ator Coadjuvante (Diego Francisco), Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora na Première Brasil, a obra é protagonizada por Big Jaum. O ator e comediante faz sua estreia nos cinemas interpretando Dé, um jovem muito próximo de sua avó (Teca Pereira). Quando ela é diagnosticada com Alzheimer em fase terminal, ele resolve aproveitar os últimos dias ao lado dela e de seus melhores amigos.
Distribuição: Sessão Vitrine Petrobrás
Fé Para o Impossível
Em 20 de fevereiro, chega aos cinemas Fé Para o Impossível, drama baseado numa história real e protagonizado por Dan Stulbach e Vanessa Giácomo. Com direção de Ernani Nunes, o longa conta a história emocionante de Renee Murdoch, uma pastora estadunidense que caminhava pela orla carioca, quando foi espancada por um homem em situação de rua descontrolado. Enquanto ela está entre a vida e a morte, seu marido, o pastor Philip, faz vídeos no Youtube contando sobre o estado da mulher e pedindo por uma corrente de orações, mostrando que a fé pode superar todas as dificuldades.
Distribuição: +Galeria
O Melhor Amigo
Em 13 de março, estreia também O Melhor Amigo, de Allan Deberton, exibido no Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade. O longa é centrado em dois amigos (Vinícius Teixeira e Gabriel Fuentes), cujas vidas se transformam ao se reencontrar em Canoa Quebrada. Combinando romance, comédia e musical, o filme traz no elenco ainda Leo Bahia, Denis Lacerda, Claudia Ohana, Mateus Carrieri, Diego Montez e Gretchen.
Distribuição: Vitrine Filmes
Os Enforcados
Dirigido pelo premiado cineasta Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”), Os Enforcados faz um retrato irônico e ácido do Brasil, colocando Leandra Leal e Irandhir Santos como um casal envolvido com o jogo do bicho, que de repente se vê em meio a uma espiral de violência. Inspirado em “Macbeth”, clássico de William Shakespeare, o longa fez sua estreia mundial no Festival de Toronto.
Distribuição: Paris Filmes
Ato Noturno
Ato Noturno, novo longa dos diretores brasileiros Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, foi selecionado para a 75ª edição do Festival de Berlim 2025 e fará sua estreia mundial na Mostra Panorama. Protagonizado pelo ator revelação Gabriel Faryas, o filme é um suspense erótico que entrelaça desejo e performance em uma narrativa tensa e sensual sobre identidade e ambição.
Distribuição: Vitrine Filmes
Barba Ensopada de Sangue
Também chega este ano às telas o longa Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, que tem Gabriel Leone como protagonista. Após a morte do pai, Gabriel parte para a praia da Armação em busca de suas origens. O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa do avô, um esqueleto de baleia e uma cidade que quer enterrar o passado a qualquer custo.
Distribuição: Olhar
Onda Nova
Onda Nova, um dos lançamentos de 1983, dos diretores Ícaro (Francisco) Martins e José Antonio Garcia, será relançado nos cinemas pela Vitrine. Protagonizado por Carla Camurati e Cristina Mutarelli, o longa traz a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, no ano em que o futebol feminino foi regulamentado no Brasil, após ter sido banido por 40 anos. Esse time de jovens paulistanas desafia a moral vigente sobre gênero e sexualidade, ao mesmo tempo em que as jogadoras lidam com seus problemas pessoais. No campo, contam com o apoio de jogadores renomados, como Casagrande e Wladimir, fundadores da famosa “Democracia Corintiana”, e Pitta. Também participam do filme artistas como Caetano Veloso, Regina Casé e o locutor Osmar Santos.
Outros lançamentos de destaque para 2025 são:
- Luiz Melodia – No Coração do Brasil (16/01)
- Alma do Deserto (30/01)
- As Cores e Amores de Lore
- A Voz que Resta (06/02)
- Aos Pedaços (13/02)
- Amizade (março)
- Milton Bituca Nascimento (20/03)
- Serra das Almas (abril)
- Lispectorante (maio)
- Ainda Não É Amanhã (junho)
- Centro Ilusão (julho)
- Nada (novembro)
- Salomé
- A Natureza das Coisas Invisíveis
- O Deserto de Akin
- A Melhor Mãe do Mundo
- A Mãe Fora da Caixa
- Mamãe Saiu de Férias
- O Rei da Feira
- Manas
- Um Dia Antes de Todos os Outros