Que Deadpool & Wolverine estaria repleto de easter eggs, ninguém duvidava. O terceiro filme da franquia que começou lá em 2016, ainda distribuído pela 20th Century Fox, abusa do fan service, trazendo referências desde os quadrinhos até a cultura pop atual, além de vários dos filmes da Marvel – fossem eles lançados pela Fox ou pela Marvel Studios. Algumas dessas referências estão bem escancaradas para o público; já outras, podem passar despercebido, seja pela sutileza ou pelo desconhecimento de obras específicas. Aqui, iremos listar COM SPOILERS algumas dessas curiosidades que podem ter passado batido.
1. I’m Happy
Para quem assistiu Deadpool & Wolverine dublado, essa com certeza passou despercebida. Quando Wade vai até a Terra-616 para tentar uma vaga nos Vingadores, ele fala com o personagem de Jon Favreau, Happy Hogan. Após vários questionamentos se poderia falar com o chefe dele, Tony Stark, Wade se dá por vencido e é encaminhado até a porta por Hogan. Ele, tentando fortalecer sua posição na hierarquia, diz a Wade que ele tem um bom coração e deveria tentar ajudar a partir de uma posição mediana, tal qual ele faz como chefe de segurança dos Vingadores. Então, ele diz a Wade que está feliz (“I’m happy“) naquela posição. “I’m happy” também pode ser traduzido como “eu sou o Happy”.
2. N’Sync
No clipe de Ashes, trilha sonora de Deadpool 2, o personagem diz para Celine Dion que ela deveria cantar pior, para fazer jus a ele. Quando ela diz que só sabe cantar em seu auge, Deadpool lamenta, dizendo que “deveria ter chamado o N’Sync”. No início de Deadpool & Wolverine, o personagem dança ao som de Bye Bye Bye, música da boyband.
3. Referências aos vários Wolverines das HQs
Assim que começa sua busca por um Wolverine para substituir aquele que está morto em seu universo, Deadpool passa por várias realidades e conhece (ou apanha de) vários Wolverines diferentes. Dentre eles, vemos o Wolverine com o uniforme laranja (da época de John Byrne) – incluindo um take com as garras de adamantium refletindo o Hulk, tal qual vemos na capa de O Incrível Hulk #97 (1991) –, Logan caracterizado como Caolho – da época que se infiltrou em Madripoor em Wolverine #1 (1992) –, o Arma-X – codinome escolhido por ele nas histórias de A Era do Apocalipse a partir de Wolverine #64 (1997) –, o Velho Logan – novel de Mark Millar e Steve McNiven (2019) – e, por fim, a icônica capa de X-Men #53 (1993), onde Logan está crucificado em uma plataforma no formato de X.
4. Channing Tatum
Em um dos momentos mais icônicos de Deadpool & Wolverine, os personagens-título são apresentados a velhos conhecidos dos espectadores: Elektra, Blade e X-23 – todos pertencentes a filmes da Marvel distribuídos pela Fox. Junto deles, também está Gambit, o mutante cajun dos X-Men. Muito embora o personagem só tenha ganhado uma única (e bem questionável) representação live-action em X-Men Origins: Wolverine (2009) – interpretado por Taylor Kitsch –, quem dá vida ao Gambit apresentado em Deadpool & Wolverine é o ator Channing Tatum. Para quem acompanha as notícias do mundo do entretenimento, com certeza já leu em algum momento da vida uma chamada dizendo que um filme solo do Gambit estaria sendo desenvolvido com Tatum no papel principal. A produção, no entanto, nunca viu a luz do dia, se tornando uma piada recorrente. No filme, Gambit por várias vezes faz referências a não saber de onde veio ou como chegou no Vazio.
5. Justiceiro
Em um dos diálogos sobre outros renegados do Vazio que foram mortos, Elektra e os demais revelam que o Justiceiro foi uma das vítimas. Em outro momento, uma bazuca é utilizada, e o Justiceiro é novamente citado. Deadpool então questiona “qual dos Justiceiros” que era o dono, afinal a história do vigilante da Marvel é longa no audiovisual: o Justiceiro foi interpretado por ninguém menos que Dolph Lundgren em um filme homônimo de 1989, mas também por Thomas Jane na produção de mesmo nome em 2004, e por Ray Stevenson em Justiceiro: Zona de Guerra (2008) – todos muito mal avaliados pela crítica especializada. Além deles, Frank Castle já ganhou vida nos seriados Demolidor (2015-2018) e Justiceiro (2017-2019), na pele de Jon Bernthal (esse já mais aclamado pelo público).
6. O único Blade
Na mesma cena, o ator Wesley Snipes afirma que ele é o “único Blade que existe”. Nesse momento, Deadpool olha para a câmera com cara de preocupado. Isso se dá porque uma nova produção de Blade está em curso, apontando o ator Mahershala Ali como o protagonista. Porém, o filme já teve várias mudanças inesperadas, atrasos e indefinições, o que pode colocar em dúvida seu lançamento.
7. A origem de Cassandra Nova
Muito se questionava se Deadpool & Wolverine iria apresentar a origem de Cassandra Nova no filme, afinal sua origem é bem controversa mesmo para quem já está acostumado com as loucuras que acontecem nas HQs. Ainda assim, Cassandra (interpretada por Emma Corrin) diz que era irmã gêmea do professor Charles Xavier e que tentou enforcá-lo com o cordão umbilical ainda no ventre da mãe. Por mais estranho que seja, é exatamente o que ocorre nos quadrinhos.
8. Personagens dos filmes anteriores dos X-Men
Apesar de nem todos os atores voltarem aos seus papéis, pudemos ver e relembrar alguns personagens utilizados em filmes anteriores dos X-Men. Eles são representados como lacaios de Cassandra Nova no Vazio. Segue uma lista de alguns dos personagens que podem ser vistos em Deadpool & Wolverine:
- Groxo e Dentes-de-sabre – X-Men (2000);
- Russo – O Justiceiro (2004);
- Pyron e Lady Letal – X-Men 2 (2003);
- Juggernaut (Fanático) e Callisto – X-Men – O Confronto Final (2006);
- Blob – X-Men Origens: Wolverine (2009);
- Azazel – X-Men: Primeira Classe (2011);
- Psylocke – X-Men: Apocalipse (2016).
9. Vida longa e próspera
Em um momento emotivo (se é que podemos chamar assim) de Deadpool & Wolverine, o protagonista impede Wolverine de fazer um sacrifício e se coloca no lugar dele dentro de uma sala, fechando uma porta de metal com uma pequena janela de vidro. Ao se despedir de Logan, Wade coloca a mão no vidro e por um momento faz o famoso sinal do personagem Spock, de Jornada nas Estrelas. Essa é uma referência direta à franquia sci-fi, pois Spock faz a mesma ação através de um vidro ao se sacrificar pelo Capitão Kirk.
10. Blake Lively
A atriz Blake Lively, esposa de Ryan Reynolds, é uma piada recorrente no filme. Além de ter seu nome citado pelo personagem em um momento do longa, Deadpool também faz uma referência a Gossip Girl, seriado de 2007 onde Blake é a protagonista, indicando que ele sente “um osso a mais” no corpo ao assistir ao programa. Por fim, a própria Blake Lively participa de Deadpool & Wolverine, no papel da Lady Deadpool – uma variante do mercenário tagarela. A piada aqui está por conta de algo que a variante Nicepool diz ao protagonista: quando fala a respeito de Lady Deadpool, ele relata que ela foi mãe faz pouco tempo e já está magérrima novamente. Na época das gravações, Blake tinha dado à luz ao bebê mais novo do casal, Olin, alguns meses antes.
Bônus: os filhos de Blake e Ryan, Inez e Olin, dão vida a respectivamente às variantes Kidpool e Babypool.
Nenhuma matéria relacionada.