Nesta quinta-feira (20), o Sesc Digital recebe em sua programação cinco novos títulos, incluindo, o documentário DAVID LYNCH: A VIDA DE UM ARTISTA que coloca o cineasta em perspectiva com sua própria arte, sua música e seus primeiros filmes, lançando luz nos cantos escuros de seu universo e dando ao público uma melhor compreensão do cultuado diretor enquanto homem e artista.
O serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo pode ser acessado em todo o país, pelo site sesc.digital ou por meio do aplicativo Sesc Digital, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
O documentário DAVID LYNCH: A VIDA DE UM ARTISTA dirigido pelo trio Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm, traz mais de 20 conversas inéditas registradas na casa do cineasta estadunidense recém falecido David Lynch. Da sua criação idílica em uma pequena cidade até as sombrias ruas da Filadélfia, o filme acompanha Lynch pelos acontecimentos que moldaram o seu enigmático cinema. De 20 a 26 de fevereiro, o CineSesc homenageará o cineasta com a retrospectiva “Do Onírico ao Real: Uma Homenagem a David Lynch”, com exibições especiais em cópias restauradas em 4K, em São Paulo. Consulte a programação em sescsp.org.br/dooniricoaoreal.
Considerado um clássico feminista futurista, BORN IN FLAMES, de Lizzie Borden, é uma obra relevante e provocativa que aborda o sexismo e o racismo. Quando Adelaide Norris, uma mulher negra radical que fundou o Exército das Mulheres, é misteriosamente morta, uma coligação diversificada de mulheres, de todos os tipos de etnia, classe e orientação sexual, emerge para destruir o Sistema. Uma fantasia da rebelião feminina ambientada na América dez anos após a Segunda Revolução Americana, o filme abalou o mundo do cinema independente.
O longa brasileiro AMOR, PLÁSTICO E BARULHO, de Renata Pinheiro, traz a história de Shelly, uma jovem dançarina que sonha em se tornar cantora, e Jaqueline, uma experiente cantora que já emplacou alguns sucessos e amarga o declínio da sua carreira. Companheiras em uma banda de música brega, num cenário que mescla o romantismo e a sensualidade da periferia brasileira, elas estão inseridas no universo do show business, entre nightclubs e programas de TV local, e descobrem que tudo é descartável, como o sucesso, o amor e as demais relações humanas. Juntas, parecem formar uma única trajetória de vida, onde Shelly representa o passado de Jaqueline, enquanto esta figura como o provável futuro da colega.

A produção francesa O LIVRO DA DISCÓRDIA, do cineasta Baya Kasmi, retrata com leveza e humor o drama de um imigrante argelino que vive em Paris e escreve sobre os tabus da sexualidade onde cresceu. Youssef Salem tem 45 anos, é descendente de uma família de imigrantes argelinos e vive em Paris onde se dedica à escrita. Após uma série de contratempos, ele decide escrever um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e em particular nos tabus que rodeiam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão no seio da sua família, que Youssef tentará manter unida o melhor que puder.
Por fim, o primeiro longa-metragem da alemã Sarah Blaßkiewitz, PRECIOSA IVIE, retorna à plataforma Sesc Digital. Ivie é uma garota afro-alemã que mora em Leipzig e procura um emprego estável como professora. Um dia, Naomi, sua meia-irmã de Berlim, que nunca conheceu, aparece em sua porta, com a notícia sobre a morte do pai. Juntas, decidem ir ao funeral no Senegal, em busca de suas raízes, sem imaginar o que as aguarda. O filme foi destaque na sessão de abertura da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, em 2022, no CineSesc. A mostra foi uma realização do Sesc São Paulo e Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, com apoio do Goethe-Institut.
Para mais notícias sobre cinema, acompanhe nosso portal.