Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Milton Nascimento

Documentário sobre Milton Nascimento estreia em março

O documentário MILTON BITUCA NASCIMENTO chega aos cinemas de todo o Brasil em 20 de março, propondo aos espectadores uma pergunta aparentemente simples, mas capaz de fomentar uma reflexão profunda: como explicar o fascínio que o músico causa no Brasil e no mundo com sua obra? O que o artista tem – e, consequentemente, suas composições e performances também – que gera um laço tão forte com fãs de todas as idades e lugares, ao mesmo tempo que motiva pesquisas e aulas em universidades renomadas?

Conforme acompanhava o músico ao longo da sua turnê de despedida, a diretora Flavia Moraes propôs essas mesmas questões aos mais de 40 entrevistados do doc, entre os quais personalidades brasileiras e estrangeiras, como Gilberto Gil, Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones, Spike Lee e Paul Simon. E, como era de se esperar, não houve uma resposta unânime – além da nítida confirmação do legado de Milton para a cultura brasileira.

“Milton não é só um artista gigante. Milton é o Brasil profundo, o Brasil que vive dentro de nós”, analisa a cineasta que, como ela mesma descreve, “teve o privilégio” de acompanhar o artista durante dois anos. “Esse é literalmente um road movie. Na gênese narrativa está a surpresa da estrada: seguir Milton e levar o público para viajar com ele. E os encontros que surgiram no caminho foram inacreditáveis.”

Consciente da sua responsabilidade, Moraes só topou o projeto depois de confirmar que Milton queria colaborar com ela neste processo. “Ele me olhou e devolveu com um sorriso: ‘vai dar muito trabalho?’. Respondi que sim. Que só poderíamos fazer um filme à altura dele se fôssemos parceiros. E ele disse: ‘então vamos fazer!’.”

“Não é fácil ter uma câmera grudada em você dia e noite, e ele nunca se esquivou”, lembra Moraes, com carinho. “Tivemos longas conversas, fiz pedidos difíceis, e Milton sempre esteve presente, generoso. Nunca tentou controlar o retrato que fazíamos dele, nunca pediu para cortar ou mudar nada. Me senti livre, respeitada. E isso, claro, só aumentou minha responsabilidade.”

Depois de estrear na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, como parte da Mostra Praça, o filme chega aos cinemas de todo o país em 20 de março.

Milton Nascimento e o diretor Spike Lee em cena do documentário.

MILTON BITUCA NASCIMENTO é uma produção do Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e Claro, em associação com Why? Stories Matter, Vital Studios e MoonSailor. O documentário conta com distribuição da Gullane+ e com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio institucional da ANCINE.

Para mais notícias sobre cinema, acompanhe o nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr