O filme Dormir de Olhos Abertos, obra dirigida pela cineasta alemã Nele Wohlatz, ganhou um trailer e um novo pôster. Produzido por Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho, o filme é uma coprodução entre Brasil, Argentina, Taiwan e Alemanha, e narra, por meio do deslocamento e pertencimento, a vida de estrangeiros taiwaneses e chineses no Recife.
Dormir de Olhos Abertos acompanha a história pelo olhar de Kai, que vem de Taiwan passar férias no Brasil e conhece outros estrangeiros que pulam de cidade em cidade em busca de trabalho. Entre encontros e desencontros, ela se conecta com as histórias dessas pessoas — especialmente a de Xiaxin — e tenta decifrar um país e uma cultura muito diferentes dos seus.
A diretora optou por recrutar atores iniciantes e profissionais, como o argentino Nahuel Pérez Biscayart, de “120 Batimentos por Minuto“. O longa-metragem é falado em mandarim, português, espanhol, inglês e alemão.
Um dos produtores do filme, o cineasta Kleber Mendonça Filho elogia a produção: “O filme é lindo e apresenta um ponto de vista sobre o Recife e sobre o Brasil, a partir do estrangeiro, nunca antes visto. Poliglota, contém graça, estranheza e Gal Costa”.
Lançado mundialmente no Festival de Berlim, Dormir de Olhos Abertos foi eleito o melhor filme na mostra Encontros pela Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Em seguida, fez um longo percurso com passagens por alguns dos festivais mais importantes do mundo, como IndieLisboa, Kárlovy Vary, San Sebastián, Mostra de Cinema de São Paulo e Festival do Rio, sua estreia nacional, com uma sessão apresentada por Kleber Mendonça Filho.
Dormir de Olhos Abertos chega aos cinemas brasileiros no dia 11 de setembro pela Sessão Vitrine Petrobras.
A sinopse do filme é a seguinte. Numa cidade litorânea do Brasil, Kai chega de Taiwan para passar as férias com o coração partido. Um ar-condicionado quebrado faz com que ela entre por acaso na loja onde Fu Ang vende guarda-chuvas. Eles poderiam se tornar amigos, mas a chuva não vem e ele — e sua loja — somem do mapa. Na procura por Fu Ang, Kai conhece um grupo de trabalhadores chineses num arranha-céu luxuoso e se sente misteriosamente conectada com a história de um deles, Xiaoxin.
Para mais notícias sobre cinema, acompanhe o nosso portal.