Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Eduardo Paes anuncia a Casa do Cinema Brasileiro

Efeito Oscar: residência onde foi gravado o filme Ainda Estou Aqui será a Casa do Cinema Brasileiro

O filme Ainda Estou Aqui ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional no último domingo, 2. Um dos efeitos da vitória foi o anúncio da criação da Casa do Cinema Brasileiro, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O espaço ficará localizado na residência onde foram feitas as filmagens do longa-metragem, no bairro da Urca, Zona Sul do município. Nos 96 anos de premiação, essa é a primeira vez que o Brasil ganha a estatueta dourada.

A decisão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro. O texto explica que o imóvel, de 1938, será desapropriado, remontado e aberto ao público, com o cenário do filme no andar térreo. O decreto ainda destaca a relevância da obra de Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que deu origem ao filme.

“Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, explica o documento.

Ainda Estou Aqui conta a história do desaparecimento de Rubens Paiva, deputado federal que foi assassinado no período da ditadura militar no Brasil. No filme, o público acompanha o sofrimento e a resiliência de Eunice Paiva, esposa de Rubens, em desvendar o que aconteceu com o marido. 

Eduardo Paes anuncia a Casa do Cinema Brasileiro

O imóvel, que passou por uma reforma após o término das filmagens de Ainda Estou Aqui, está à venda por R$ 14 milhões. A residência possui 480m² e passou por um trabalho de design de interiores para ficar similar à da família Paiva.

A justificativa no Diário Oficial também traz a questão do turismo para a cidade do Rio de Janeiro e ressalta: “o dever institucional do Estado de valorizar a memória dos brasileiros que resistiram e superaram o autoritarismo, contribuindo para a retomada da democracia. Outra consideração é o apelo turístico, já que o filme teve reconhecimento internacional”.

Na sua rede social, Eduardo Paes contou que o espaço será a nova sede da Rio Filme, empresa pública voltada para investimentos no setor audiovisual. De acordo com o prefeito, espera-se que essa iniciativa sirva para estimular “mais produções do cinema brasileiro e premiações internacionais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr