A Embaúba Filmes marcará presença na 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, com três produções em destaque. “Batguano Returns”, de Tavinho Teixeira, terá sua estreia mundial como parte da Mostra Olhos Livres, a principal competição do festival. Já “Suçuarana”, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, será exibido como o filme de encerramento do evento, uma das sessões mais prestigiadas da programação. Completando a seleção, o longa “Centro Ilusão”, de Pedro Diogenes, também será exibido no festival. Os três filmes nacionais estreiam no circuito comercial ainda neste ano.
BATGUANO RETURNS, de Tavinho Teixeira
Com uma abordagem ousada e satírica, Batguano Returns revisita o universo peculiar de personagens excêntricos e situações absurdas que consagraram Tavinho Teixeira como um dos diretores mais transgressores do cinema brasileiro contemporâneo. O filme promete surpreender o público com sua narrativa única e provocativa.
Exibição na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes:
LONGA MOSTRA OLHOS LIVRES | PRÉ-ESTREIA MUNDIAL
Sábado, 01/02, 19h30
Local: Cine-Tenda
Sinopse: Há anos na estrada tentando escapar de fantasmas do passado, Roben se desespera quando uma presença desincorporada invade seus dispositivos eletrônicos: é Batma, seu ex-companheiro. Enquanto discutem as possibilidades de uma relação mediada pela nuvem, Roben precisará se confrontar com sua origem desprezada por ser apenas um coadjuvante — e descobrir se resta algo para além do desejo de dominação de Batma.
SUÇUARANA, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges
Inspirado no romance A Besta na Selva, de Henry James, Suçuarana traz a jornada de Dora (Sinara Teles), uma mulher que percorre uma região mineradora em busca de trabalho e de um pedaço de terra que pertenceu à sua mãe. Após um acidente de carro, ela encontra um cachorro que a guia até uma comunidade isolada nas montanhas, onde experimenta um novo sentido de coletividade e pertencimento.
O longa, que teve sua estreia mundial na 60ª edição do Festival Internacional de Cinema de Chicago, apresenta uma dualidade estética e narrativa: enquanto a primeira parte assume um tom errante e inquieto, a segunda é marcada por uma atmosfera acolhedora e contemplativa, destacando dinâmicas de trabalho coletivo e relações humanas em contraste com os efeitos da mineração.
Exibição na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes:
LONGA FILME DE ENCERRAMENTO | PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Sexta-feira, 31/01, 22h
Local: Cine-Tenda
Sinopse: Suçuarana narra a história de Dora, uma mulher que passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam, um lugar mítico onde imagina que possa encontrar pertencimento. Em meio a encontros com outros viajantes e guiada por um misterioso cachorro, Dora atravessa um território em ruínas, devastado pela mineração, onde seu destino parece sempre um pouco mais distante. Após um acidente, ela encontra refúgio em uma fábrica abandonada, onde se encontra com uma vila de trabalhadores que vivem em coletividade e lembram o lar que ela tanto procura.
CENTRO ILUSÃO, de Pedro Diogenes
O filme acompanha dois músicos, de gerações distintas, que se encontram em uma audição para um laboratório de música em Fortaleza. Aos 50 anos, Tuca enfrenta a frustração com sua carreira, enquanto Kaio, um jovem de 18 anos, busca alcançar sucesso com suas próprias composições. Ambos depositam suas esperanças na aprovação para o programa, que pode transformar suas trajetórias artísticas.
Dirigido por Pedro Diogenes, o longa combina drama e música em um retrato sobre sonhos, frustrações e o encontro de diferentes perspectivas. Diogenes, que possui uma carreira consolidada, é conhecido por trabalhos premiados como Inferninho e A Filha do Palhaço.
Exibição na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes:
LONGA MOSTRA AUTORIAS | PRÉ-ESTREIA NACIONAL
Sábado, 25/01, 20h
Local: Cine-Tenda
Sinopse: Dois músicos, de gerações diferentes, se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música da cidade de Fortaleza. Tuca tem 50 anos e se sente frustrado com sua carreira. Kaio, 18 anos, é aspirante a artista que sonha em fazer sucesso com suas próprias composições. Os dois estão tentando vaga nesse importante laboratório de música e jogam suas esperanças e sonhos na possibilidade de serem aprovados.
Para ficar por dentro das notícias do Cinema acesse Black Company em Cinema.
Leia Também:
- Embaúba Filmes revela trailer de Luiz Melodia – No Coração do Brasil
- ‘Serra das Almas’ vence o prêmio Netflix na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
- Embaúba Filmes | confira o trailer de “O Dia da Posse”
- Diamond Films apresenta Maria Callas e The Surfer na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo