Essa semana marca o lançamento oficial do filme F1 estrelado por Brad Pitt e Damson Idris que conta com direção de Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) e com envolvimento de Lewis Hamilton, heptacampeão de Fórmula 1 como um dos produtores. Relembramos aqui outras produções automobilísticas que valem a pena conferir caso você seja fã do esporte ou mais um cinéfilo a espera da nova produção no cinema.

Ford v Ferrari
Não é um filme de Fórmula 1 em si, mas quem gosta de velocidade também vai gostar pois na trama estrelada por Matt Damon e Christian Bale acompanhamos uma equipe de engenheiros e designers americanos e ingleses, liderada pelo designer automotivo Carroll Shelby e seu piloto inglês, Ken Miles, que são contratados por Henry Ford II e Lee Iacocca para construir um carro de corrida para derrotar a equipe de corrida italiana Scuderia Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966 na França.

Fórmula 1: Drive To Survive
Essa série documental é produzida em colaboração entre a Netflix e a Fórmula 1 para dar uma visão exclusiva dos bastidores estreando sempre no ano posterior as gravações. A série original da Netflix estreou em março de 2019 e já possui 7 temporadas.
Cada temporada geralmente tem 10 episódios com a intenção de imergir o público dentro dos cockpits, do paddock e das vidas dos principais pilotos e chefes de equipe da Fórmula 1

Brawn: A História Impossível da Fórmula 1
Minissérie de 4 episódios disponível no Disney+ que foca na briga dos companheiros de Brawn GP Rubens Barrichello e Jenson Button pelo título em 2029 — que também teve o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, na disputa vencida pelo britânico Button –, a produção resgata o contexto no qual a equipe do grande Ross Brawn foi criada no Mundial de F1.
A atração é um prato cheio para quem gosta da elite global do esporte a motor, desde os bastidores técnicos da F1 até aspectos políticos e financeiros do topo do automobilismo, passando pelos pilotos.

Rush – No Limite da Emoção
O filme dirigido por Ron Howard, com roteiro de Peter Morgan é baseado na história real da rivalidade entre os entre os pilotos James Hunt e Niki Lauda na Temporada de Fórmula 1 de 1976.
Estrelado por Chris Hemsworth (Hunt) e Daniel Brühl (Lauda), muitas das filmagens ocorreram em circuitos de corridas de automóveis na Inglaterra, e em Nürburgring, na Alemanha contando com ambos os carros de corrida antigos e réplicas foram usados nas filmagens.
Rush levou o BAFTA 2014 (Oscar Britânico) na categoria de melhor edição e atualmente está disponível para assistir no Prime Video.

Schumacher
O documentário que estreou na Netflix em 2021 conta sobre a carreira vitoriosa do piloto alemão até o trágico acidente de 2013.
O filme talvez não agrade tantos os fãs pois aborda um lado mais emotivo da família, contando com entrevistas com a esposa Corinna Schumacher e os filhos Gina que mencionam sobre a condição de saúde atual de Schumacher.
Lembrando que antes de se aposentar como heptacampeão em 2012, Schumacher venceu 91 Grandes Prêmios de F1 – somente em 2020, com Lewis Hamilton, este recorde do alemão foi quebrado.

Grand Prix
O filme lançado em 1966 inclui cenas de corridas reais e participações especiais de pilotos, incluindo os campeões mundiais de Fórmula 1 Phil Hill, Graham Hill, Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jochen Rindt e Jack Brabham.
A história acompanha o destino de quatro pilotos de Fórmula 1 por meio de uma versão fictícia da temporada de Fórmula 1 de 1966 e as subtramas do filme giram em torno das mulheres que tentam conviver ou amar os pilotos com estilos de vida perigosos.
A obra venceu três estatuetas no Oscar nas categorias de melhor montagem, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

Enzo Ferrari: A Paixão de um Homem
Difícil ter uma lista sobre carros e não citarmos a Ferrari e aqui inserimos o filme biográfico “Enzo Ferrari: A Paixão de um Homem” produção italiana de 2003, baseada no livro de Enzo Biagi. O enredo narra a ascensão de Enzo Ferrari, inicialmente um piloto de corrida de sucesso, à posição de um dos empresários mais célebres de todos os tempos.
O filme oferece uma visão autêntica e detalhada da vida extraordinária do visionário fundador da equipe de corrida, Ferrari.

Initial D
Não necessariamente uma obra sobre F1, mas ambientado na província de Gunma durante os anos 90, o anime mostra a história de Takumi Fujiwara, um garoto de 18 anos que desde seus 13 anos de idade ajuda a loja de tofu de seu pai fazendo entregas todos os dias de manhã para o hotel no Monte Akina usando o carro de seu pai, um Toyota Sprinter Trueno GT-APEX (AE86) desde seus 13 anos.
Um dos hábitos entre grupo de jovens da região eram as corridas noturnas e com o tempo ele começa a se interessar cada vez mais à medida que é desafiado por competidores da região onde cada corrida apresenta condições desfavoráveis para Takumi – quase todas as vezes o adversário é um carro mais potente do que o AE86.
Os traços marcantes das animações na década de 90` somado as corridas empolgantes e a uma trilha sonora com muito eurobeats levou a animação a 6 temporadas e alguns OVA sendo cada uma delas foi produzida por um estúdio diferente.
Nenhuma matéria relacionada.