Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festival de Cinema de Gramado: Lista com filmes que disputam o trófeu Kikito é divulgada

Na manhã de hoje (09), a organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou os filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 52ª edição. Vamos começar destrinchando os sete Longas-Metragens Brasileiros, além do filme de abertura e de encerramento. 

Dos mais de 1.000 títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram ‘Barba Ensopada De Sangue’ de Aly Muritiba, ‘Cidade; Campo’ de Juliana Rojas, ‘Estômago 2: O Poderoso Chef’ de Marcos Jorge, ‘Filhos Do Mangue’ de Eliane Caffé, ‘O Clube das Mulheres de Negócios’ de Anna Muylaert, ‘Oeste Outra Vez’ de Erico Rassi e ‘Pasárgada’ de Dira Paes integram a Mostra Competitiva Brasileira. 

Dentre os longas brasileiros, as sete produções terão premiére brasileira em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando drama, ficção, comédia e documentários. A força do olhar feminino também se fará presente em Gramado. Dos sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres

thriller erótico Motel Destino, novo longa-metragem do diretor, roteirista, produtor e ator Karim Aïnouz, terá sua estreia no Brasil na abertura do 52º Festival de Cinema de Gramado. O projeto debutou mundialmente na mostra competitiva do Festival de Cannes, onde foi aplaudido por mais de doze minutos pelos espectadores. O longa-metragem terá única exibição na noite de abertura, 9 de agosto, fora de competição.

A programação do Festival de Gramado conta ainda com a premiére mundial da nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes, em exibição hors concoursVirginia e Adelaide tem roteiro assinado por Jorge Furtado, que divide a direção com Yasmin Thayná.

No elenco, as atrizes Gabriela Correa e Sophie Charlotte. O filme conta com produção de Nora Goulart, direção de fotografia de Lívia Pasqual, direção de arte de Vanessa Rodrigues e Richard Tavares, montagem de Giba Assis Brasil e distribuição da H2O Filmes.

Os Longas-Metragens Brasileiros serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 10 e 16 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Ao total, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado, além do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.

Durante o encontro com os jornalistas, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o evento ocorrerá normalmente, de forma presencial, e que a cidade aguarda a visita de quem gosta de cinema para prestigiar o festival: “Será muito mais democrático, com uma participação mais intensa de todos. Realizaremos mais uma vez um grande festival, como Gramado merece”.

Marcos Santuario, curador do festival, destacou o árduo trabalho que teve ao lado do ator e diretor Caio Blat na seleção dos filmes. “A qualidade dos filmes é grande e isso não é novidade para nós. As inscrições dos filmes para Gramado demonstram esse padrão já há vários anos, atestando o desejo dos grandes e novos realizadores de apresentar seus filmes aqui, como primeira tela no Brasil. Isso nos honra, nos desafia e também nos alegra em saber como o festival se mantém importante no universo cinematográfico nacional e acaba sendo a possibilidade de conhecer esses potentes e talentosos realizadores e realizadoras com suas novas produções. Gramado é um festival onde os filmes nascem, em suas telas e seus debates. E esse ano não vai ser diferente”, salientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr