De 12 a 14 de setembro ocorre no Cine Passeio a segunda edição do Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba, que tem o objetivo de aprimorar conhecimentos e competências no desenvolvimento de roteiros. As inscrições abrem hoje (15) e vão até 30 de junho.
O FRIACA é um evento presencial, com uma programação aberta ao público e gratuita, que reúne roteiristas experientes e iniciantes, produtoras, distribuidoras, alunos e professores de cinema, profissionais e amantes da área do audiovisual, com o objetivo de promover conexões e trocas, aprimorar conhecimentos e competências no desenvolvimento de roteiros de filmes, séries, novelas e todas as demais formas de produtos audiovisuais voltados para cinema, TV, streaming e canais abertos ou fechados.
O Festival envolve diversas atividades como Palestras, Oficinas, Masterclasses, Painéis, Estudos de Caso e ainda tem o FRIACA LAB, um laboratório de desenvolvimento de roteiros com premiação em dinheiro para os melhores projetos.


Em sua primeira edição no ano passado foram 300 projetos inscritos no FRIACA LAB, nas categorias iniciantes e não-iniciantes. A ação, que consiste em um laboratório de desenvolvimento e concurso de roteiros de curtas e longas-metragens de ficção, proporcionou para os 10 selecionados, por uma equipe de curadoria, reuniões de análises exclusivas, acompanhamento e feedbacks por consultores profissionais da área do audiovisual de forma presencial e online.
Na categoria iniciante, o primeiro lugar foi para o roteiro “Favela Venceu”, de Betinho Celanex, levando o Troféu FRIACA, certificado de participação e premiação em dinheiro de R$5 mil.“Esse prêmio é muito importante para mim. É uma história que acontece no CIC, na periferia, contada por alguém da periferia. Do CIC para o mundo”, conta Celanex, fazendo referência à Cidade Industrial de Curitiba.
No segmento não-iniciante, o ganhador foi “A Festa da Benzedeira”, de William de Oliveira e Tamires Tertuliano. “Eu e a Tamires já estamos desenvolvendo há algum tempo e esse festival é muito importante para nos estimular a seguir trabalhando. Vamos nos esforçar muito para fazer um bom filme e dar muito orgulho ao festival”, diz Oliveira.
No FRIACA LAB deste ano serão premiados três projetos de curta e três projetos de longa-metragem. Leia com atenção o regulamento no site oficial e não perca essa oportunidade de tirar do papel seu projeto cinematográfico. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Perceberam o frio chegando? É o clima perfeito pra contar suas histórias!
Nenhuma matéria relacionada.