Trazer as sensações e ajustes de um carro para dentro dos jogos, e fazer com que o mundo da velocidade se tornasse o mais real possível, para o máximo de pessoas.
Esse foi o sonho de Kazunori Yamauchi, quando em 1992 ele reuniu um grupo de pessoas para começar a tornar este sonho realidade. Foram 5 anos de desenvolvimento até que em 1997, no nostálgico PlayStation, era lançado o primeiro título daquela que se tornaria uma das maiores franquias de jogos de corrida do mundo e se tornaria referência em simulações (Sendo muito utilizado por pilotos profissionais para testes), sendo reconhecido pela FIA, tendo competições oficiais e atingiria a marca de mais de 90 milhões de cópias vendidas. Que tal fazer uma viagem no tempo e relembrar os principais títulos da franquia?
Gran Turismo (PSOne – 1997)
Já havia um tempo que a Sony estava observando o sucesso dos jogos de corridas, não somente em seu console, mas também nos de seus concorrentes. Todavia, todos apresentavam a mesma proposta de arcade, sem uma experiência mais imersiva e a gigante japonesa buscava uma boa produtora para realizar a sua grande ideia: Um jogo que simulasse de forma completa as corridas, sendo necessário até mesmo obter licenças para avançar as modalidades com maior exigência.
Como citado na introdução deste artigo, as ideias da Sony/Playstation foram de encontro a idealização de Yamauchi e em 1997, através da Polyphony Digital, era lançado no Japão Gran Turismo: The Real Driving Simulator.
Com os modos Quick Arcade (Para atrair os jogadores já acostumados com o estilo predominante na época) e o seu modo de simulação denominado (GT Mode).
A imersão fez com que se criasse uma legião de fãs não apenas pelas corridas em si, mas pela sensação de “colocar a mão na graxa”.
Com orçamento limitado, os jogadores precisavam decidir entre adquirir um outro carro e começar do zero, ou melhorar peças e fazer upgrades nos veículos que já estavam em sua garagem.
Com uma trilha sonora de dar inveja, 21 pistas e 180 carros, Gran Turismo foi sucesso absoluto, transformando os jogos de corrida.
Gran Turismo 2 (PSOne – 1999)
O sucesso de Gran Turismo, de certa forma mais surpreendente que o esperado, elevou as expectativas e colocou o nível em jogos de corridas em um patamar elevado para a época, tanto em gráficos, detalhamentos, quanto em modos de jogo, mas Kazunori Yamauchi queria ampliar ainda mais a experiência e em 1999, mais precisamente em dezembro, chegava as lojas Gran Turismo 2.
O jogo foi o ápice da geração dos 32-bits, com um trabalho primoroso da Poliphony Digital que vão desde a lista de carros, agora com 650 opções, pela seleção dos mais de 20 circuitos disponíveis que mesclavam circuitos fictícios, com pistas reais muito bem reproduzidas, as físicas dos carros e das condições de pista extremamente apurados para a época indo até a trilha sonora que fizeram com que Gran Turismo 2 fosse sucesso absoluto atingindo marca que ultrapassa 9 milhões de cópias vendidas e notas que não baixaram de 8,5 pontos dadas pelos veículos de comunicação como IGN e GameSpot.
O jogo vinha em dois discos, cada um com seu modo de jogo. Lembra do primeiro, onde havia um modo Arcade e outro de Simulação? No segundo jogo os modos se mantiveram, mas desta vez, cada um no seu quadrado (Ou no seu disco). Se no primeiro jogo eram necessárias três licenças (Que já eram bem desafiadoras), desta vez eram SEIS licenças para estar habilitado a competir em todos os modos de simulação e cada licença possuía 10 desafios a serem superados.
E não é errado dizer que muito antes de “tunar” seus carros em Need For Speed Underground, GT2 já se antecipava com muitas (e quando eu digo muitas, eram muitas mesmo) opções de modificações nos veículos. Você poderia rebaixar, trocar roda, alterar pinturas e realizar alterações no motor e setup de acordo com seu estilo de pilotagem.
Gran Turismo 3 (PS2 – 2001)
O primeiro jogo da franquia no PlayStation 2, Gran Turismo 3 A-Spec foi o primeiro da franquia a ter parceria com a Logitech e que teve sua imersão aprimorada com a possibilidade de utilizar os volantes.
Com foco nas melhorias gráficas que o novo console proporcionava, a quantidade de carros voltou a ser reduzida, tendo 180 modelos disponíveis e foi o primeiro a ter modelos “Fórmula” (Sim, carros monopostos semelhantes aos vistos na Fórmula 1), além do retorno das corridas de rally vistas em seu antecessor.
O layout do jogo foi aprimorado, com os carros sendo organizados dentro das montadoras e estas organizadas em seus países sede.
Mais uma vez o sucesso do jogo foi tanto que a Poliphony lançou uma versão alternativa e mais curta do game, batizado de “Gran Turismo Concept”.
Gran Turismo 4 (PS2 – 2005)
Em sua 4ª versão, a franquia retornou com um número enciclopédico de veículos a disposição (Foram 650 veículos a disposição em Gran Turismo 4), explorando quase todo o poderio na época do PS2 o jogo trouxe mais circuitos, um novo modo de jogo chamado “B-Spec” (Em que você invés de pilotar, assume o comando como Engenheiro Chefe) e um modo fotografia. Apesar de não mostrar o interior do veículo, é possível alterar toda a configuração da câmera e sua posição, exportando o resultado para computadores ou impressoras.
Visualmente, o jogo ganhou inúmeras melhoras. As mais claras estão na interface – uma das mais limpas, bonitas e eficientes já vistas em um videogame e nos cenários. O realismo dos carros agora se aplica também às pistas reais.
Apesar da promessa de ter um modo online, a opção não chegou ainda neste título.
Gran Turismo 5 (PS3 – 2010)
Gran Turismo 5 atingiu um nível impressionante de vendas ao disponibilizar uma versão mais evoluída do novo padrão de games de corrida da geração PlayStation®3, inicialmente estabelecido com Gran Turismo 5 Prologue.
Além do modo A-Spec, no qual os próprios jogadores assumem o volante, o modo B-Spec permite o treinamento de pilotos como se fossem diretores de equipe, criando maneiras totalmente novas de jogar. Os veículos incluem carros como o “Gran Turismo Red Bull X2010 S. Vettel”, criado em parceria com a Red Bull. Os karts aparecem pela primeira vez nessa série. Mais carros também foram acrescentados à lista que já excedia 1.000 modelos na época do lançamento, com a inclusão de 11 carros de passeio NASCAR 2011 após as atualizações do jogo.
A complementação do jogo por meio dos DLCs foi outro atrativo. Além dos pacotes de carros e pistas com novos conteúdos interessantes, as experiências dos jogadores se aproximaram da vida real com a disponibilização do “Corvette Stingray Final Prototype” para download gratuito em Gran Turismo 5 logo após a divulgação do 2014 Corvett Stingray, na noite anterior à abertura do Salão do Automóvel de Detroit em janeiro de 2013.
É um jogo cheio de novos desafios, com representação de danos, mudanças climáticas, fotos das viagens e editor de circuitos. Foi também o primeiro da franquia com o modo de jogo online.
Gran Turismo 6 (PS3 – 2013)
Em seu 15º aniversário GT 6 chegou trazendo ainda mais carros e mais pistas. Mais de 120 carros foram adicionados à seleção, aumentando o número de carros disponíveis para mais de 1.200 carros. Uma grande seleção de carros foi adicionada ao jogo, incluindo os da popular categoria GT3 da FIA, que se tornou o suporte principal das corridas de carro GT.
Modo Carreira como modo principal do jogo, no qual você começa do nível inicial e vai adquirindo licenças de níveis superiores gradualmente. Com um novo sistema, que permite avançar acumulando um número predefinido de estrelas, o progresso no jogo pode ser ajustado de acordo com sua habilidade. Vários tipos de eventos foram disponibilizados. Mais tarde no jogo há eventos específicos nos quais as condições climáticas mudam continuamente. Também há eventos que recriam a sensação das corridas de resistência em um período de tempo muito mais curto. Ao vencer eventos, você ganhará créditos no jogo que poderão ser usados para comprar carros e peças.
E os eventos online com lobby de corrida onde os jogadores participam de uma sala online onde pilotam e podem se comunicar com os outros, partidas rápidas com regras predefinidas para que possam competir online com facilidade e recursos para a comunidade que permitem aos jogadores formar seus próprios clubes para organizar corridas especificamente para os membros.
GT 6 foi o primeiro jogo de corrida reconhecido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e recebeu certificação da entidade por oferecer uma experiência tão realistas de pilotagem. Desta forma, GT6 foi o primeiro jogo a ter um campeonato oficial chancelado pela FIA.
GT Sport (PS4 – 2017)
Depois de alguns anos sem um novo título da série, os fãs estavam ansiosos por novidades. Chega então em 2017, Gran Turismo Sport, com 279 carros disponíveis, incluindo pela primeira vez na franquia os carros da Porsche, porém o game focou nos modos arcade e online, deixando de lado alguns modos de jogo clássicos, como as licenças e os campeonatos no modo simulação contra a IA.
Gran Turismo 7 (PS4 e PS5 – 2022)
No ano de comemoração dos seus 25 anos, a Poliphony presenteou seu fãs com uma edição que reúne tudo de melhor que a franquia ofereceu ao longo de sua história.
Tudo aqui foi feito com o capricho de cuidar dos mínimos detalhes: Personalizações, parte interna dos veículos, modo “Scapes” (Modo de fotografia) com cenários, opções de edição e detalhamentos que confundem o que é real com o virtual, as licenças estão de voltas, o modo online aperfeiçoada e a história, não apenas da franquia, mas do automobilismo como um tudo.
Que tal se sentar para um café e conhecer mais a história de veículos históricos, sua concepção e detalhes que fizeram com que eles se tornassem clássicos não só das corridas? É isso que GT7 oferece no modo “Café”, cumpra missões, adquira veículos e sente-se pra ouvir um pouco mais de sua história.
GT 7 também trouxe detalhes que afetam as estratégias dos pilotos, como variações climáticas e interferência destes eventos em desgaste de pneus, consumo de combustível e até mesmo na aerodinâmica do carro.
Dos simuladores pras telonas
Como vimos ao longo dessa viagem no tempo, Gran Turismo foi se consolidando como uma dos jogos de corrida mais bem sucedidos no mercado e indo além, sendo utilizado com parâmetro para diversos testes realizados por equipes e pilotos profissionais. Em 2008 em parceria com a montadora japonesa Nissan, foi lançado a GT Academy, que dá oportunidade dos melhores pilotos do simulador testarem suas habilidades em carros reais.
E foi da GT Academy que saiu a história de Jann Mardenborough, que será retratado no filme “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”, porém falaremos disso mais pra frente em detalhes.
Mas conta pra nós, você já jogou algum dos títulos da franquia Gran Turismo? Qual seu nível de pilotagem? Encararia um desafio na GT Academy?
Nenhuma matéria relacionada.
Uma resposta