Inverno em Paris, novo longa-metragem do diretor francês Christophe Honoré, chega aos cinemas brasileiros em 10 de outubro. Indicado a três categorias no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (2022), o filme conta a história da jornada de luto de um jovem de 17 anos ao perder o pai.
Paul Kircher interpreta Lucas, um jovem de 17 anos que está no último ano de internato quando recebe a notícia devastadora de sua mãe (Juliette Binoche): seu pai morreu em um acidente. Arrasado, o menino busca apoio em seu meio-irmão, Quentin (Vincent Lacoste), que vem de Paris para o funeral. Quentin lhe propõe passar uma semana em sua casa na capital francesa.
Vencedor do prêmio César de Melhor Ator Principal pela atuação em Inverno em Paris e ganhador de melhor ator emergente no Festival de Veneza (2024), Paul Kircher se destaca neste drama, ao lado de Juliette Binoche, que já acumula mais de 40 prêmios ao longo de sua carreira consagrada no cinema.
“Vimos quase 300 jovens. Sua sensibilidade (de Kircher) é realmente comovente (…) nós nos afeiçoamos muito um ao outro, e esse afeto foi uma fonte inesgotável de energia, alegria e confiança para nós dois”. O diretor também elogia Binoche: “Eu estava sonhando com isso (trabalhar com Juliette Binoche) há muito tempo. Procurei Juliette para um papel em um projeto anterior, mas ela recusou. Fico feliz que Juliette tenha dito “sim” para a personagem Isabelle”.
Christophe Honoré é um diretor reconhecido internacionalmente por produções anteriores como “Canções de Amor” (Love Songs, 2007), estrelado por Louis Garrel e exibido na competição oficial de Cannes naquele ano, e “A Bela Junie” (La Belle personne, 2008), estrelado por Léa Seydoux. Seu filme “Conquistar, Amar e Viver Intensamente” (Sorry Angel, 2018) também esteve em competição no Festival de Cannes e recebeu o Prêmio Louis Delluc. Em 2019, Chiara Mastroianni conquistou o prêmio de interpretação na seção Un Certain Regard, por sua atuação em “Quarto 212” (On a Magical Night, 2019).