Faltando pouco mais de uma semana para o lançamento de Superman, novo filme que conta a história do último filho de Krypton, James Gunn resolveu um grande mistério. O diretor do longa estrelado por David Corensweet (Twisters e Pearl), explicou porque ninguém reconhece Clark Kent como o Super-Homem quando ele está de óculos.
O disfarce, que é motivo de zoação entre muitos fãs, tem uma explicação canônica, presente nos quadrinhos do super-herói. De acordo com Gunn, Clark Kent, repórter do Planeta Diário e também o Super-Homem, utiliza hipóglasses, um óculos que hipnotiza quem olha diretamente para ele.
Em entrevista à Comicbook, Gunn explicou que essa não é uma teoria ou invenção para o novo filme, mas sim um fato que está nos quadrinhos desde 1970. A ideia de trazer esse detalhe para o longa veio de uma conversa com o roteirista Tom King. Foi ele que resgatou essa peça esquecida da mitologia do Homem de Aço.
O material do hipóglasses, de acordo com a história que estreia nos cinemas a partir de 10 de julho, veio da própria nave kryptoniana que trouxe Clark à Terra. O item contém propriedades especiais que distorcem não só a visão, mas também a percepção das pessoas, o que gera o efeito hipnótico que protege a identidade secreta do herói.
Disfarce completo
Além disso, o Super-Homem de James Gunn também apresentará mudanças visuais mais perceptíveis entre sua identidade civil e heroica. O cineasta afirmou que Corensweet parecerá “duas pessoas diferentes”. O cuidado reforça ainda mais a credibilidade do disfarce no filme, alinhando-se com o que já foi estabelecido nas HQs.

Para os fãs da DC e da história de Kal-El, a explicação é mais uma amostra do grande trabalho que James Gunn tem feito. Apesar de ser um pequeno detalhe, a explicação traz uma nova camada de profundidade e realismo à história do Super-Homem. Agora o óculos passa a ser um artifício inteligente e fiel aos quadrinhos. Há uma justificativa para um simples acessório conseguir ocultar o maior herói da Terra.
Assista ao trailer do filme