Durante uma recente passagem pelo tapete vermelho do Palm Springs International Film Festival, Kristen Stewart revelou que Crepúsculo é o projeto que ela mais gostaria de revisitar, porém, desta vez, por trás das câmeras. Ao ser questionada sobre qual filme de sua carreira ela escolheria para dirigir um remake, Stewart foi enfática na sua resposta.
A atriz admitiu que não consegue parar de imaginar como seria uma nova abordagem da saga de Stephenie Meyer se tivesse mais liberdade criativa. “Imagina se a gente tivesse um orçamento gigante e todo o apoio do mundo? Não sei… eu adoraria adaptar de novo”, disse ela. “Com certeza, eu faria o remake. Topo agora! Tô dentro!”
Com exceção de Amanhecer (dividido em duas partes), cada filme da saga teve um diretor diferente. Começou com Catherine Hardwicke no original de 2008, seguida por Chris Weitz, David Slade e Bill Condon. Stewart sempre foi aberta sobre o quanto esse processo era incomum e, às vezes, limitador.
Em entrevista no mês passado, ela elogiou especificamente o trabalho de Hardwicke e refletiu sobre a pressão sofrida pelos diretores que vieram depois. “Aquele [primeiro] filme é a cara da Catherine; ela conseguiu deixar a marca dela, sem dúvida. Conseguir concatenar e organizar tantas opiniões diferentes e ainda criar algo que pareça seu é quase impossível. Com tanta gente dando palpite e tanta expectativa, nada parece pessoal.”

Ela acrescentou que sempre se perguntou se os diretores seguintes realmente sentiam que os filmes eram “deles” ou se já faziam parte de algo meramente coletivo àquela altura. “Eles [os diretores] têm uma entrega quase visceral, bizarramente intensa”, comentou Stewart. “Você precisa de um foco absurdamente voraz, audacioso e até teimoso. Como atriz, você olha para isso e sente até uma pontinha de inveja. Aí você pensa: ‘Eu adoraria criar a minha própria versão disso’.”
Os comentários de Kristen Stewart surgem em um momento curioso para a franquia. Em 2023, a Lionsgate confirmou o desenvolvimento de uma série de TV (em animação) de Crepúsculo, com o envolvimento de Stephenie Meyer. Nenhum detalhe novo surgiu desde então, mas o entusiasmo renovado de Stewart sugere que a saga ainda tem fôlego para novas transformações. Os filmes estão disponíveis na Amazon Prime e Netflix.
Para mais notícias relacionadas a Saga Crepúsculo e outras matérias de cultura pop, acesse a página principal da Black Company!