Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu Nome é Tiana, documentário sobre travesti negra mais idosa do Brasil, chegará ao HBO Max

O catálogo do HBO Max terá a adição de Meu Nome é Tiana, curta-metragem documental sobre a travesti negra mais idosa do Brasil. A obra é dirigida por Dafny Bastet, chegará no dia 10 de novembro e também será exibido no canal TLC. Vale destacar que o curta faz parte da segunda edição do programa de aceleração de talentos Narrativas Negras Não Contadas – Black Brazil Unspoken, iniciativa de Warner Bros. Discovery Access.

O documentário acompanha Tiana, travesti e negra de 92 anos, moradora de Governador Valadares (MG). Ela desafia as estatísticas do país que, ainda hoje, lidera o ranking mundial de assassinatos contra pessoas trans. Devota da fé católica, Tiana divide seu tempo entre orações em sua paróquia católica e a convivência com a comunidade LGBTQIAPN+. 

A obra retrata sua relação entre fé e identidade, religiosidade e pertencimento, mostrando a trajetória de luta e inspiração de Tiana para diversas gerações. Com participação do coletivo House of Bastet, o filme é uma celebração à história e à força de Tiana, que se tornou símbolo de longevidade e resistência. 

“Dirigir Meu Nome é Tiana para a série Narrativas Negras Não Contadas foi a realização de um sonho. Eu queria muito registrar e compartilhar com o mundo a Tiana, que é uma grande inspiração para mim. Tiana me ensina a viver com mais coragem, e eu espero que o filme também inspire outras pessoas a serem fiéis a si mesmas, sem medo de ser feliz”, diz Dafny Bastet diretora do filme. 

Dafny Bastet é formada em Trilha Sonora para Cinema e TV pela AIC, além de ser artista multimídia e realizadora audiovisual do Vale do Rio Doce (MG). A cineasta também atua  editora e técnica de som, e integra o coletivo Observatório Criativo GV e a House of Bastet. Seus trabalhos anteriores incluem os documentários sobre mulheres indígenas Pataxó, além das obras ‘Nosso Tempo a Sós’ (som direto) e ‘Do Chão Não Passa’ (direção e roteiro). 

O programa Narrativas Negras Não Contadas, desenvolvido em parceria com a WIP Narrative Design Studio, tem como objetivo formar e impulsionar criadores negros brasileiros que estão iniciando suas trajetórias no audiovisual e ainda enfrentam um cenário de sub-representação. O projeto visa impulsionar a entrada desses profissionais em um mercado que, historicamente, apresenta barreiras de oportunidades e acesso. 

Para mais notícias sobre documentários e streaming, acompanhe o nosso portal.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *