O filme vencedor chegará no serviço de streaming para ser exibido em mais de 190 países
A Netflix anuncia a criação do Prêmio Netflix em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terá sua 47ª edição entre os dias 19 de outubro e 1 de novembro. É a primeira vez, depois de anos de exibições de filmes nacionais e internacionais, que a empresa entregará um prêmio no festival.
A premiação vai selecionar e adquirir os direitos de distribuição de um filme brasileiro de ficção participante da Mostra deste ano que ainda não tenha sido negociado com alguma plataforma de streaming. O filme vencedor do Prêmio Netflix, a ser anunciado no dia 1 de novembro, data de encerramento da Mostra, será exibido pela Netflix em mais de 190 países.
Este ano, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2023 terá a exibição inédita de Maestro, novo longa de Bradley Cooper, e Evil Does Not Exist, de Ryūsuke Hamaguchi, vencedor do Oscar por Drive My Car.
Outros filmes em destaque este ano são Afire, de Christian Petzold (Transit), que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, e La Chimera, dirigido por Alice Rohrwacher e com a participação da brasileira Carol Duarte (A Vida Invisível), exibido em Cannes 2023.
Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de SP afirma:
“Celebramos essa nova parceria com a Netflix e o estímulo que este prêmio traz à produção brasileira de cinema. Entre nossas missões, está apoiar e promover a produção cinematográfica brasileira, exibindo filmes nacionais e proporcionando visibilidade a novos talentos, e o prêmio reforça isso “
Gabriel Gurman, diretor de Filmes da Netflix no Brasil diz:
“A criação desse prêmio representa um marco em nosso compromisso de mais de uma década com o audiovisual brasileiro, e, mais que nunca, com o cinema nacional autoral. É mais um passo em nossa jornada de colaboração com criadores e profissionais do cinema”
O júri responsável será composto por uma equipe formada pela Netflix e profissionais do mercado audiovisual. “Buscamos filmes ousados e inovadores, que contribuam para nossa missão de termos uma oferta plural e diversificada, com obras que abordem temas importantes em nossa sociedade e que, ao mesmo tempo, dialoguem com o maior número de pessoas possível”, completa Gurman.
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ocorre anualmente há 47 anos, e, durante duas semanas, a capital paulista recebe o festival dirigido por Renata de Almeida. Realizado em outubro, o evento exibe filmes inéditos de vários países do mundo e abriga sessões especiais de cópias restauradas de clássicos, realiza encontros com diretores e produtores, fórum e sessões gratuitas em espaços públicos da cidade de São Paulo, como o Vale do Anhangabaú. Além disso, todo ano a Mostra homenageia personalidades com o prêmio Humanidade e, desde 2012, com o Prêmio Leon Cakoff, que leva o nome do criador do evento, falecido em 2011.
Nenhuma matéria relacionada.