O Agente Secreto, longa dirigido por Kleber Mendonça Filho, inicia a programação da 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O evento, que completa 60 anos em 2025, ocorre entre os dias 12 e 20 de setembro. A exibição do filme faz parte de uma programação de sessões especiais. O lançamento de O Agente Secreto no circuito comercial está marcado para o dia 6 de novembro.
Durante o evento, o diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux, a distribuidora Silvia Cruz e parte do elenco estarão presentes. Kleber destaca que é um momento muito significativo, pois, em 2004, ele fez sua estreia como diretor no Festival de Brasília. Na época, ele apresentou o curta-metragem “Vinil Verde” e desde então participa do evento, inclusive como crítico.
“O Festival de Brasília passa pela vida de muita gente da realização cinematográfica brasileira: produtores, diretores, roteiristas, técnicos e críticos de cinema. É um festival que, de uma maneira muito feliz, depois de 60 anos, continua mantendo acesa aquela chama do Paulo Emílio Sales Gomes e isso é muito importante. É um festival que é uma história constante do cinema brasileiro,” afirma Kleber.
Antes de desembarcar em Brasília, o filme ganha também suas primeiras sessões públicas no Brasil. A primeira exibição será no dia 10 de setembro, no Cinema São Luiz, fundado em 1952 e parte da locação do longa e no centenário Cinema do Parque. A pré-venda de ingressos começa nesta segunda-feira, 4 de agosto.

Destaque internacional
Ambientado no Recife de 1977, durante a ditadura militar, “O Agente Secreto” é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura). Ele é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. No entanto, logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Na 78ª edição do Festival de Cannes, que ocorreu em maio de 2025, O Agente Secreto recebeu os prêmios de Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho) e de Melhor Interpretação Masculina (Wagner Moura). Após a exibição, o filme foi aplaudido por mais de 10 minutos.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Candido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes.