O Agente Secreto conquistou duas indicações importantes no Gotham Awards, prêmio que marca o início do circuito pré-Oscar. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa disputa Melhor Roteiro Original, enquanto Wagner Moura disputa a categoria Melhor Atuação, que não faz distinção entre gêneros.
Entre a lista de indicados, destaca-se a Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson. O longa tem Leonardo DiCaprio como protagonista, que, curiosamente, ficou de fora das nomeações individuais. O filme quebrou recordes ao receber seis indicações, tornando-se o mais lembrado da edição.

Veja quem são os concorrentes
Na categoria de Melhor Roteiro Original, O Agente Secreto concorre com Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria, Foi Apenas um Acidente, O Som da Queda e Sorry, Baby. Já Wagner Moura disputa o prêmio de Melhor Atuação ao lado de nomes como Jessie Buckley (Hamnet), Lee Byung-hun (No Other Choice), Rose Byrne (Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria), Sopé Dìrísù (My Father’s Shadow), Ethan Hawke (Blue Moon), Jennifer Lawrence (Morra, Amor), Josh O’Connor (The Mastermind), Amanda Seyfried (O Testamento de Ann Lee) e Tessa Thompson (Hedda)
Sinopse do filme
O Agente Secreto se ambienta no Brasil de 1977, onde Marcelo (Wagner Moura), um homem de quarenta anos e professor especializado em tecnologia, abandona a agitada São Paulo e segue para Recife. Ele busca escapar de um passado sombrio e turbulento, com o propósito de recomeçar a vida.
Ao chegar durante a semana do Carnaval, Marcelo logo percebe que a tranquilidade e o sossego da cidade começam a desaparecer. Com o passar dos dias, ele nota que acabou atraindo o mesmo caos do qual sempre tentou se afastar. Para agravar a situação, além de ser vigiado pelos vizinhos, Marcelo descobre que a cidade que imaginava ser um abrigo seguro está muito distante de se tornar o refúgio que tanto procurava.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto fez história ao conquistar dois troféus principais. Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Direção, enquanto Wagner Moura foi consagrado como Melhor Ator (veja aqui). Além disso, o longa garantiu a Premiação de Cinema de Arte e também venceu o prêmio da crítica da FIPRESCI