Um dos maiores e mais importantes musicais da Broadway, Hamilton, escrito e estrelado por Lin-Manuel Miranda, estreia de forma inédita aos cinemas brasileiros dia 25 de setembro de 2025, em salas selecionadas. Gravado no ano de 2016 no The Richard Rodgers Theatre, situado em Nova York, o espetáculo musical oferece aos fãs a oportunidade inédita de assistir nas telonas a história de Alexander Hamilton, primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos e protagonista da Revolução Americana.
O relançamento é devido em comemoração ao 10° aniversário da produção e inclui o prólogo especial “Reunindo a Revolução”, com entrevistas inéditas do elenco original refletindo sobre o impacto cultural da obra.
Contexto histórico
Baseado na biografia de Ron Chernow, o musical apresenta a trajetória de Alexander Hamilton, imigrante órfão nascido no Caribe que chegou a Nova York ainda jovem e se tornou peça-chave na fundação da nova nação. Hamilton participou ativamente da Guerra da Independência, ajudou a redigir a nova constituição e criou a base do sistema financeiro norte-americano. A história destaca como a construção dos estados unidos se deu em grande parte graças ao trabalho e a visão de imigrantes. Como o próprio musical resume: “A história americana foi contada por imigrantes”.
Criação e Reconhecimento
Toda a trilha e o libreto foram escritos por Lin-Manuel Miranda, que combinou hip-hop, R&B, pop, soul e melodias tradicionais de teatro musical para aproximar a narrativa do público contemporâneo. Essa fusão de gêneros amplia a dimensão histórica da peça e conecta o passado à linguagem da cultura atual, tornando episódios do século XVIII (18) vibrantes e acessíveis.
Desde sua estreia off-Broadway em 2015, Hamilton conquistou público e crítica. Em 2016, o Grammy de melhor álbum de teatro musical, recebeu o prêmio Pulitzer de Drama e dominou o Tony Award com 11 vitórias, incluindo melhor musical, melhor livro, melhor trilha sonora original e direção.