Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
o morro dos ventos uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes é criticado por embranquecimento de protagonista

O Morro dos Ventos Uivantes ganhou o primeiro trailer da sua nova adaptação para o cinema e rapidamente tomou conta das redes sociais. A prévia viralizou principalmente por dois fatores: o tom provocador, característico da cineasta Emerald Fennell, responsável por Saltburn (2023), e a escalação de Jacob Elordi no papel de Heathcliff, descrito na obra original, de Emily Brontë, como um homem “de pele escura”.

Nas plataformas digitais, tanto no Brasil quanto em outros lugares do mundo, diversos admiradores do clássico literário de 1847 reprovaram a escolha do ator australiano para interpretar o protagonista.

Veja abaixo:

Outras Adaptações

Apesar da descrição feita por Emily Brontë, Heathcliff quase sempre foi representado por atores brancos nas versões cinematográficas de O Morro dos Ventos Uivantes.

William Wyler dirigiu a adaptação de 1939, estrelada por Laurence Olivier e Merle Oberon. O filme recebeu indicações ao Oscar e destacou o romance central, deixando de fora trechos da segunda geração. Confira abaixo a sinopse:

Desprezado pelo irmão de criação, Heathcliff (Laurence Olivier) transforma-se em um homem próspero determinado a se vingar. Ao mesmo tempo, porém, o jovem rebelde mantém uma intensa paixão por Cathy (Merle Oberon), irmã do homem que pretende destruir e que, durante os anos em que esteve fora da Inglaterra, casou-se com o aristocrata Edgar (David Niven)

Mais tarde, em 1992, Ralph Fiennes viveu o protagonista ao lado de Juliette Binoche como Cathy. Confira abaixo a sinopse:

No final do século XVIII, em uma região rural da Inglaterra, surge uma paixão entre Catherine (Juliette Binoche) e Heathcliff (Ralph Fiennes), seu irmão adotivo. Criados juntos, no entanto, eles são separados pela morte do pai de Catherine e pelo tratamento cruel que Hindley Earnshaw (Jeremy Northam) reserva a Heathcliff. Posteriormente, ao descobrir que Catherine vai se casar com Edgar Linton (Simon Sheperd), um homem rico e bondoso, Heathcliff decide partir em busca de fortuna, sem perceber que o amor dela é, na verdade, por ele e não pelo futuro marido. Dois anos depois, finalmente, ele retorna determinado a se vingar de Hindley, de Edgar e do abandono que Catherine lhe impôs.

Somente em 2011 ocorreu uma mudança significativa: o ator negro James Howson interpretou Heathcliff na releitura assinada por Andrea Arnold. Confira abaixo a sinopse:

Heathcliff (James Howson) é um jovem acolhido por uma família abastada na Inglaterra. Com o tempo, ele desenvolve uma obsessão por Catherine Earnshaw (Kaya Scodelario), sua irmã adotiva. Ao saber que ela vai se casar com Edgar Lindon (James Northcote), Heathcliff decide partir em busca de fortuna, planejando retornar no futuro para conquistá-la. – diz a narrativa.

Para mais notícias sobre cinema, acompanhe o nosso portal.

Apoie o nosso Projeto através da chave pix: contato@theblackcompany.com.br
ou com QR Code abaixo:
upload de bloco de imagem

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *