O Sequestro do Papa, de Marco Bellocchio, um dos nomes mais importantes do cinema político italiano, chega aos cinemas brasileiros em 11 de julho. Confira o trailer a seguir:
Leia a sinopse oficial: Baseado na escandalosa história verídica de um menino judeu, Edgardo Mortara, que foi sequestrado da casa de sua família em Bolonha, em 1858, por ordem do Papa Pio IX. Durante anos os pais dedicam seus esforços para recuperar seu filho, mas, apesar dos apelos desesperados da família e da indignação pública, o Papa permanece irredutível. A história deles revela um capítulo sombrio da tirania histórica na Igreja tendo como pano de fundo uma nação à beira da revolução.
Se juntam ao elenco Paolo Pierobon, Fausto Russo Alesi, Barbara Ronchi e Enea Sala. Marco Bellocchio está na direção e assina o roteiro com Susanna Nicchiarelli e Edoardo Albinati.
A produção foi indicada em 11 categorias no Davi di Donatello, entre elas, melhor filme, diretor e roteiro adaptado e venceu nas categorias de melhor figurino, maquiagem e cabelo. O filme teve passagem pelo Festival de Cannes, e foi exibido também nos Festivais de Toronto e Nova York.
Com uma estética inspirada no Realismo e no Romantismo das pinturas do século XIX, o filme, segundo o diretor, é sobre o poder da Igreja existente e presente chega até os dias atuais:
“Naturalmente, o que Eduardo Mortara viveu nunca poderia acontecer hoje, numa época de diálogo aberto e de um papa de mente extremamente aberta. Naquela época, havia de fato a sensação de que a fé católica não podia ser abalada. Este filme não busca colocar um lado contra o outro. O destino deste homem falou comigo e me inspirou. Sua história me encheu de sentimento e tensão. Essas emoções abriram o caminho para moldar o filme. Minha empatia vai claramente para a criança que sofreu um ato de extrema violência.”
O Sequestro do Papa será distribuído no Brasil pela Pandora filmes.
Nenhuma matéria relacionada.