Foi revelada a lista de filmes selecionados para a 14º edição do Olhar de Cinema, o Festival Internacional de Curitiba. O evento acontecerá entre os dias 11 e 19 de junho e terá sessões e atividades em diversos pontos da capital paranaense.
Serão 10 mostras disponíveis, sendo elas a Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense, Exibições Especiais, Olhar Retrospectivo, Olhares Clássicos, Foco, Pequenos Olhares, Filme de Abertura e Encerramento. Ao todo, 80 produções estarão presentes na edição deste ano.
Os ingressos começarão a ser vendidos a partir do dia 16 de maio, com valores entre R$8 (meia-entrada) e R$16. A compra poderá ser realizada no site oficial: www.olhardecinema.com.br. Vale destacar que haverá sessões gratuitas no Teatro da Vila, na CIC, e no Cine Guarani, no bairro Portão.
Além disso, o festival Olhar de Cinema também contará com a 1º MECI – Mercado do Cinema Independente, um evento que nasce com o objetivo de fortalecer o cinema independente, criando um espaço dedicado à conexão entre realizadores, distribuidores, exibidores, plataformas de streaming, canais e profissionais do setor audiovisual.
Programação do Festival Olhar de Cinema
Filme de abertura do Olhar de Cinema
- “Cloud” (2024), dirigido por Kiyoshi Kurosawa
Mostra Competitiva Brasileira – Longas
- “Apenas Coisas Boas” (Dir. Daniel Nolasco | Brasil | 2025 | 108’)
- “Aurora” (Dir. João Vieira Torres | Brasil, Portugal, França | 2025 | 130’)
- “A Voz de Deus” (Miguel Antunes Ramos | Brasil | 2025 | 85’)
- “Cais” (Dir. Safira Moreira | Brasil | 2025 | 69’)
- “Explode São Paulo, Gil” (Dir. Maria Clara Escobar | Brasil, Portugal | 2025| 97’)
- “Glória & Liberdade” (Dir. Letícia Simões | Brasil | 2025 | 73’)
- “Paraíso” (Dir. Ana Rieper | Brasil | 2025 | 76’)
- Torniquete” (Dir. Ana Catarina Lugarini | Brasil | 2025 | 75’)
Mostra Competitiva Brasileira – Curtas
- “A Nave que Nunca Pousa” ( Dir. Ellen Morais | Brasil | 2025 Z 15’)
- “Americana” (Dir. Agarb Braga |Brasil | 2025 | 20’)
- “Fronteriza” (Dir. Rosa Caldeira, Nay Mendl | Brasil, Paraguai | 2025 | 20’)
- “Girassóis” (Dir. Jessica Linhares, Miguel Chaves |Brasil, Paraguai |2025 |20’)
- “Maira Porongyta – O Aviso do Céu” (Dir. Kujãesage Kaiabi |Brasil |2025 | 21’)
- “Mais Um Dia” (Dir. Vinícius Silva | Brasil | 2025 | 21’)
- “Ontem Lembrei de Minha Mãe” (Dir. Leandro Afonso | Brasil | 2025 | 23’)
- “Seco” (Dir. Stefano Volp | Brasil | 2025 | 17’)
Competitiva Internacional – Longas
- “A Árvore da Autenticidade” (“L’arbre de l’authenticité” | Dir. Sammy Baloji | Bélgica, Congo |2025 | 87 min’)
- “Ariel” (Dir. Lois Patiño | Espanha, Portugal | 2025 | 108’)
- “Fire Supply” (“Fire Supply” | Dir. Lucía Seles | Argentina | 2024 | 156’)
- “Medidas para um Funeral” (“Measures For A Funeral”|Dir. Sofia Bohdanowicz|Canadá|2024|142 min)
- “Quando o Telefone Tocou” (“Kada je Zazvonio Telefon”|Dir. Iva Radivojević|Sérvia, Estados Unidos|2024|73 min)
- “Um Corpo Para Habitar” (“A Body To Live In”|Dir. Angelo Madsen|Estados Unidos|2025|98’)
Competitiva Internacional – Curtas
- “As Loucas do Sótão” (“Locas del Ático”| Dir. Tamara García Iglesias|Espanha|2024|16’)
- “Barco dos Tolos” (“ىقمحلا ةنيفس | Dir. Alia Haju | Líbano, Alemanha | 2024 | 30’)
- “Conseguimos Fazer um Filme” (Dir. Tota Alves | Portugal | 2024 | 15’)
- “Coração Azul” (“Coeur Bleu“| Dir. Samuel Suffren | Haiti, França | 2025 | 15’)
- “Después del Silencio” (Dir. Matilde-Luna Perotti | Canadá | 2024 | 14’)
- “Esportes Aquáticos” (“Water Sports” | Dir. Whammy Alcazaren | Filipinas | 2024 | 15’)
- “Ídolo Evanescente” (“ليخنلا تابس” | Dir. Majid Al-Remaihi | França, Kuwait, Catar | 2025 | 19’)
- “O Reinado de Antoine” (“El Reinado de Antoine” | Dir. José Luis Jiménez Gómez | Cuba | 2024 | 19’)
Mostra Olhar Retrospectivo – Agnès Varda
- “Saudações aos Cubanos” (“Salut les Cubains / Dir Agnès Varda | França / 1964 / 29’)
- “La Pointe-Courte” (“La Pointe-Courte | Dir. Agnès Varda | França | 1955 | 81’)
- “A Ópera-Mouffe” (“L’Ópera Mouffe” | Dir. Agnès Varda | França | 1958 | 17’)
- “Cléo das 5 às 7” (“Cléo de 5 às 7” | Dir. Agnès Varda | França | 1962 | 90’)
- “Tio Yanco” (“Oncle Yanco” | Dir. Agnès Varda | França | 1967 | 19’)
- “Documentira” (“Documenteur” | Dir. Agnès Varda | França | 1981 | 65’)
- “Uma canta, a outra não” (“L’une chante l’autre pas” | Dir. Agnès Varda | França | 1977 | 122’)
- “Ulysse“ (“Ulysse” | Dir. Agnès Varda | França | 1983 | 22’)
- “Os Catadores e Eu“ (“Les glaneurs et la glaneuse” | Dir. Agnès Varda | França | 2000 | 82’)
- “As Praias de Agnès“ (“Les Plages de Agnès” | Dir. Agnès Varda | França | 2008 | 108’)
Mostra Pequenos Olhares
- “Dentro da Caixinha – Mundo de Papel” (Dir. Guilherme Reis | Brasil |2025 | 83’)
- “A Lenda de Zamu” (Dir.Ana Clara Mancuso, Marina Okamoto, Mayara Mello, Ronaldo Yoshio, Theo Souza | Brasil | 2025 | 5’)
- “A Viagem de Tetê” (Dir. Betânia Furtado | Brasil | 2025 | 10’)
- “Abraços” (Dir. Barcabogante | Brasil | 2025 | 10’)
- “Mahuru” (Dir. Vitor Ferraz | Brasil | 2025 | 12’)
- “No Início do Mundo” (Dir. Camilla Osório de Castro| Brasil |2024 | 7’)
- “Rosetta” (Dir. Isabela Paulovic |Brasil | 2025 | 7’)
- “Três Vírgula Catorze” (Dir. Joana Nogueira, Patrícia Rodrigues |Portugal | 2024 | 11’)
- “Um Monstro e Meia” (Dir. Rama Rambo, Mariana Leal | Brasil | 2025 | 22’)
Mirada Paranaense
- “Notas Sobre um Desterro” (Dir. Gustavo Castro | Brasil | 2025 | 80’)
- “A Mão Invisível” (Dir. Fernando Moreira | Brasil | 2024|16’)
- “Areia” (Dir. Ive Machado, Gustavo Ribeiro | BRasil | 2024 | 7’)
- “Bem Me Quer, Mal Me Quer” (Dir. Victoria Spitzner, Gabrielle Santana |Brasil| 2025| 14’)
- “Dança dos Vagalumes” (Dir. Maikon Nery | BRasil | 2025 | 25’)
- “Entre Sinais e Marés” (Dir. João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski |Brasil |2025|14’)
- “Fabulosas – Operação Aranha” (Dir. Th Fernandes, Lua Lambertti | Brasil | 2025 | 15’)
- “Guairacá” (Dir. Luan Rodrigues | Brasil | 2025 | 18’)
- “Interior, Dia” (Dir. Luciano Carneiro, Paulo Abrão| Brasil | 2025|20’)
Mostra Exibições Especiais
- “Batguano Returnos – Roben na Estrada” (Dir. Tavinho Teixeira, Fred Benevides |Brasil | 2025 | 84 min)
- “Canções de uma Terra Ardente” (Dir. Olha Zhurba | Ucrânia, França, Suécia, Dinamarca | 2024 |95 min)
- “Hot Milk” (Dir. Rebecca Lenkiewicz | Reino Unido, Grécia | 2024 | 92 min)
- “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte” (Dir. Bruno Costa | Brasil | 2025 | 84’)
- “Relâmpagos de Críticas, Murmúrios de Metafísicas” (Dir. Júlio Bressane, Rodrigo Lima |Brasil |2025 | 147’)
- “Salomé” (Dir. André Antônio | Brasil | 2024 | 118’)
- “Tardes de Solidão” (“Tardes de Soledad” | Dir Albert Serra| Espanha, França, Portugal| 2024|125’)
Mostra Novos Olhares
- “Aoquic iez in Mexico! O méxico Não Existirá Mais” (“¡Aoquic iez in Mexico! ¡Ya México no existirá más!|Dir. Annalisa D. Quagliata Blanco | México | 2024 | 80’)
- “Em vez de Árvores” (“En vez de árboles” / “Anstatt Bäumen” | Dir Philipp Hartmann |Alemanha, Argentina | 2024 | 79’)
- “Invenção” (“Invention” | Dir. Courtney Stephens| Estados Unidos | 2024 | 72’)
- “Na Passagem do Trópico” (Dir. Francisco Miguez| Brasil |2025 | 86’)
- “Os Lobos” (“Les Loups” | Dir. Isabelle Prim| França | 2024 | 96’)
- “Voz Zov Vzo” (Dir. Yhuri Cruz | Brasil | 2025 | 51’)
Mostra Olhares Clássicos
- “A Grande Cidade” (Dir. Carlos Diegues | Brasil| 1966 | 80’)
- “A Greve” (“Stachka” | Dir. Sergei Eisenstein | URSS | 1925 | 82’)
- “Carta Camponesa” (“Kaddu Beykat” | Dir. Safi Faye | Senegal | 1975 | 98’)
- “Desapropriado” (Dir. Frederico Fullgraf | Brasil | 1983 | 59’)
- “Eraserhead” (Dir. David Lynch | Estados Unidos | 1977 | 89’)
- “Eu, A Pior de Todas” (“Yo, La Peor de Todas”| Dir. Maria Luisa Bemberg | Argentina | 1990 |105 min)
- “Meu Nome é Oona” (“My name is Oona” | Dir. Gunvor Nelson | Estados Unidos | 1969|10’)
- “Plantar nas Estrelas” (Dir. Geraldo Sarno | Brasil | 1978 | 17’)
- “Quarup Sete Quedas” (Dir. Frederico Fullgraf | Brasil | 1983 | 14’)
- “Yeelen – A Luz” (“The Light” | Dir. Souleymane Cissé | Mali | 1987 | 105’)
Mostra Foco
- “A Fidai Film” (Dir. Kamal Aljafari | Alemanha, Catar, Brasil, França |2024 | 78 min)
- “A Zerda e os Cantos do Esquecimento” (“La Zerda et Les Chants de l’Oubli” | Dir. Assia Djebar |Algeria | 1983 | 60’)
- “Dahomey” (Dir. Mati Diop| Senegal, França, Benim | 2024 | 68’)
- “Ngupelngamarrunu, Tempo da Noite Vamos” (“Ngupelngamarrunu, Night Time Go” | Dir. Elizabeth Povinelli | Austrália| 2017 | 31’)
- “Notas Sobre a Tortura e Outras Formas de Diálogo” (“Apuntes sobre la tortura y otras formas de diálogo” | Dir. Patricio Guzmán | Espanha | 1968 | 15’)
- “O Grito” (“El Grito” | Dir. Leobardo López Arretche | México | 1968 | 120’)
- “Recorrências Perpétuas” (“Perpetual Recurrences” | Dir. Reem Shilleh | Palestina | 2016 | 60’)
- “Sobrenome Viet, Nome Próprio Nam” (“Surname Viet Given Name Nam” | Dir. Trinh T. Minh-ha | Estados Unidos | 1988 | 108’)
- “Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá” (Dir. Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna | Brasil | 2024 | 90’)
Filme de encerramento do Olhar de Cinema
- “Verde Oliva” (2025), dirigido por Wellington Sari
Para mais notícias sobre o festival Olhar de Cinema, acompanhe o nosso portal.
Leia Também:
- Globo Filmes leva seis produções ao Festival do Cinema Brasileiro de Paris
- Estão abertas as inscrições para a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado
- Inscrições abertas para a nova edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
- Embaúba Filmes apresenta três filmes na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes