Há cerca de um mês foi realizada a 96º cerimônia do Oscar: maior e mais conhecida premiação de cinema do planeta. Todos os anos ele atrai a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo. Apesar de ser muito renomado e almejado por muitos, o evento já cometeu alguns deslizes e deixou vários filmes e artistas de fora. Por isso, trouxemos aqui, 7 produções e atores que compõem a famosa “lista” de Injustiçados do Oscar.
A Baleia
O filme conta a história de Charlie(Brendan Fraser), um professor de inglês solitário que luta contra a obesidade mórbida e a compulsão alimentar. Ele busca se reconectar pela última vez com a filha(Sadie Sink). Ela o culpa por abandoná-la, junto com a mãe Mary (Samantha Morton). O longa foi um grande sucesso com o público e com a crítica. Foi ovacionado por 6 minutos no Festival Internacional de Cinema de Veneza e ainda trouxe Brendan Fraser de volta à indústria cinematográfica. Ele inclusive conquistou o Oscar de Melhor Ator em 2023. Porém, apesar do grande sucesso, a produção nem chegou a ser indicada à categoria de Melhor Filme.
Central do Brasil
Conhecido até pela nova geração, o filme brasileiro traz Doris(Fernanda Montenegro), uma ex-professora que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas Elas ditam o conteúdo da carta para a mulher. Um certo dia, uma cliente sofre um acidente terrível. Josué(Vinícius de Oliveira), filho de 9 anos dessa vítima, fica sozinho. De início Doris se recusa a cuidar do menino, porém depois se junta a ele numa viagem em busca do pai de Josué. Em 1999, o longa rendeu a indicação de Melhor Filme Internacional, e principalmente, de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. A artista brasileira era a favorita a ganhar, porém perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow(Homem de Ferro). Essa derrota irrita os brasileiros até hoje.
Veja na Globoplay ou na Amazon
O Lobo de Wall Street
Jordan Belfort(Leonardo Dicaprio) é um corretor de WallStreet. Quando finalmente é contratado, acontece o Black Monday, evento que afetou negativamente a bolsa de vários países ao redor do mundo. Desempregado, o corretor e uns amigos decidiram montar o próprio negócio. A empresa foi um grande sucesso, porém o dinheiro sobiu a cabeça de Jordan. Apesar do grande alvoroço causado com a crítica e o público, o longa saiu de mãos vazias do Oscar. Foi indicado a 5 categorias, mas não ganhou nenhuma estatueta.
Pearl
Prequel do filme de terror de sucesso “A Marca do X”, “Pearl” chamou bastante atenção do público com a atuação de Mia Goth, neta da atriz brasileira Maria Gladys. A história gira em torno de Pearl(Mia Goth), uma jovem menina da fazenda obcecada pela fama. Porém, ela tem que cuidar do pai doente e é constantemente vigiada pela mãe. O problema começa quando as obrigações começam a conflitar com os desejos de Pearl, que está disposta a fazer de tudo pelo sucesso. O longa foi um sucesso e Mia Goth teve uma atuação espetacular. Apesar de ter sido elogiadíssima pelo público e crítica, a artista não chegou a ser indicada como Melhor Atriz em 2022. Filmes de terror geralmente são deixados de lado pelo Oscar.
Os Fabelmans
Ambientado no Arizona pós Segunda Guerra Mundial, o filme conta a história de Sammy(Gabriel LaBelle). Ele se apaixona pelo mundo do cinema depois que os pais o levam para assistir “O Maior Espetáculo da Terra”. O menino então, começa a fazer os próprios filmes em casa, porém quando descobre um segredo escondido pela família, ele bola um plano genial. Baseado na história verídica do diretor Steven Spielberg, o longa foi indicado a seis categorias do Oscar em 2023, porém saiu de mãos vazias.
Barbie
Fenômeno mundial, o filme trouxe de volta às telonas a amada boneca Barbie, mas por uma perspectiva totalmente diferente e original. As Barbies vivem na BarbieLand, um mundo mágico e perfeito. Porém, quando uma das bonecas(Margot Robbie) começa a questionar aquela realidade, tudo muda. Para resolver o problema, ela decide partir numa jornada ao mundo real para arrumar uma solução e fazer tudo voltar ao normal. Ela só não esperava que o Ken(Ryan Gosling) iria também. O longa foi um sucesso no mundo antes mesmo de estrear. Apesar de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme, a premiação gerou raiva no público por não indicarem Margot Robbie a categoria de Melhor Atriz, nem a diretora Greta Gerwig em Melhor Direção.
Veja na HBO Max ou na Apple TV
Garra de ferro
O filme conta a trajetória da maior família da luta livre: os Von Erich. Incentivados pelo pai, os irmãos Von Erich tinham como objetivo conquistar o tão almejado título de campeão mundial dos pesos-pesados e vingar o passado do pai. Porém, por trás das grandes conquistas, aquela família enfrentava no dia a dia uma maldição terrível. O longa e a atuação de Zac Efron, no papel do protagonista Mike, foram elogiadíssimos pela crítica e público. Porém nem o filme, e muito menos o ator, foram indicados ao Oscar. Zac Efron teve uma atuação de arrasar, mas infelizmente não teve o devido reconhecimento.
Quais outros filmes e artistas você acha que foram injustiçados pelo Oscar? Deixe aqui nos comentários.
Veja também outras notícias relacionadas ao Oscar
Saudade do Oscar? Relembre os 10 últimos filmes vencedores
Quem é Da’Vine Joy Randolph? Ganhadora do Oscar 2024
Dublador de Aranhaverso pede desculpas por dizer que Oscar foi roubado
Oscar: Confira alguns memes do Oscar desse ano
Nenhuma matéria relacionada.